Governança reduz risco de insucesso em startups

Boas práticas podem ser aplicadas desde a fase inicial de um negócio

  • 13/11/2019
  • Giulia Landriscina*
  • Cursos

Você sabia que independente do grau de maturidade de seu negócio é possível se adequar às boas práticas de governança corporativa? Uma vez estruturada, a startup consegue captar recursos de investidores, o que muitas vezes influencia na velocidade e na consistência do crescimento. Startups em estágio inicial conseguem – e devem – ter governança corporativa.

As startups são caracterizadas por serem organizações escaláveis, de alto potencial econômico e inovadoras. De acordo com a publicação Governança corporativa para startups & scale-ups, elas possuem quatro fases: ideação, validação, tração e escala. Na ideação (também conhecida como hipótese), a startup encontra-se em desenvolvimento da ideia. O negócio ainda não tem, necessariamente, atividade operacional nem existência formalizada. A sociedade entre as partes existe e poderá ser alavancada com métodos e gestão.

Na ideação é essencial estruturar papéis e as responsabilidades dos sócios, especificar as formas de contribuição e a intensidade de dedicação, a remuneração e futura participação, bem como opções de saída e descontinuidade. Além de garantir a titularidade da propriedade intelectual da sociedade e o alinhamento entre os sócios, o processo de tomada de decisão e a construção de consenso.

Os itens acima são boas práticas de governança corporativa e contribuem para a perenidade dos negócios das startups.

Quer saber mais sobre a governança das startups? Participe do curso destinado a esse tema, dia 25 de novembro, em São Paulo.

*Estagiária sob supervisão de Yuki Yokoi


Confira as últimas notícias do Blog IBGC

19/04/2024

Masterclass com Satish Kumar traz reflexões ao IBGC

19/04/2024

Fique por dentro das ações de Vocalização e Influência

18/04/2024

Programa Diversidade em Conselho: IBGC inicia 8ª edição

17/04/2024

Confira como foi o Seminário de Finanças e Governança em MG

17/04/2024

Deborah Wright é eleita presidente do conselho de administração do IBGC

16/04/2024

Compliance e integridade corporativa são temas de fórum no IBGC