O
Chapter Zero Brazil, representado pelo IBGC, se aproxima do seu segundo ano de atuação fortalecendo o diálogo entre organizações por meio de seu Fórum Exclusivo de Mudanças Climáticas para Empresas Listadas. O fórum integra o pilar de conteúdo e capacitação da iniciativa e é uma ação que reúne empresas do mercado brasileiro para promover troca de experiências, debates e apresentação de conceitos, além de incentivar práticas e orientações úteis sobre os desafios das mudanças do clima.
Em 2021, quando foi lançado, o Chapter Zero Brazil contava com 18 empresas participantes deste espaço. Atualmente, contabiliza 28 organizações que se unem à missão de mobilizar seus conselhos de administração e iniciar ou fortalecer sua governança climática. De acordo com os objetivos do Chapter Zero Brazil, a governança climática é parte da boa governança corporativa e, por isso, estratégica para o desenvolvimento e perenidade dos negócios.
Sustentabilidade como área estratégica
Entre os conteúdos direcionadores dos encontros que acontecem entre as organizações do fórum estão os
8 princípios para uma governança eficaz na questão do clima que se tornaram públicos em 2019, durante reunião do Fórum Global de Davos, quando o Fórum Econômico Mundial (FEM) publicou o documento
How to Set Up Effective Climate Governance on Corporate Boards -Guiding principles and questions. Esse material direciona, inclusive, o propósito da
Climate Governance Initiative (CGI), iniciativa do próprio FEM e a que o Chapter Zero Brazil está vinculado como capítulo brasileiro. Em junho de 2022, o IBGC traduziu o documento a fim de orientar os conselheiros brasileiros a priorizarem a sustentabilidade como área de negócio.
"Não estamos falando mais de um risco climático, mas de uma emergência climática. Tenho visto que boa parte das lideranças já está enfrentando direta ou indiretamente os efeitos dessa temática nos seus negócios e isso proporciona uma mobilização para lidar com o problema de modo objetivo. Participo desde a primeira edição do fórum e, após cada sessão, saio mais animado”, conta Luiz Augusto Figueira, Diretor de Gestão Corporativa e de Sustentabilidade da Eletrobras e membro do fórum.
O Chapter Zero Brazil também incentiva que conselho e gestão trabalhem cada vez mais juntos pois, os esforços de transição para uma economia de baixa emissão de carbono, entre outros aspectos, são complexos. “Um dos diferenciais do fórum é trazer conselheiros, mas também lideranças executivas como diretores e gerentes. É estimulante ver que, embora haja convergência de ideias, as posições para tomada de decisão são diferentes”, completa Luiz.
Mudanças passam pela descarbonização
De acordo com a pesquisa
Mudanças Climáticas – Avaliação do Nível de Preparo no Tema, lançada pelo IBGC em maio de 2022, os respondentes da pesquisa, na média, não ambicionam atingir o estágio de líderes em relação aos temas avaliados, independentemente do porte ou tipo societário de suas respectivas empresas.
Na avaliação de Gil Maranhão, o tópico de mudanças climáticas precisa ser tema em toda empresa. "Vejo muitos CEOs e profissionais C-level interessados na questão, mas é um tema que precisa avançar em diferentes portes de empresas. Seja uma empresa listada, familiar ou outra. Todos os tomadores de decisão precisam ter consciência e fazer isso fluir em todos os níveis da organização”, recomenda Gil que é diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie, empresa de energia que, em setembro de 2022, vendeu sua última usina de carvão e marcou sua saída da geração do uso deste combustível fóssil no Brasil, ação que integra a estratégia de descarbonização da empresa.
"Essa estratégia da Engie está no nosso dia a dia, mas não é toda empresa que tem oportunidade de vivenciar isso. Vejo no fórum um potencial de mudar isso. Todo mundo vem reconhecendo a importância do assunto para o mundo e para o seu negócio. Todos nós estamos aprendendo", disse.
O Chapter Zero Brazil também atua a partir de pilares como: comunicação e engajamento; governança, regulação e pesquisa e publicações. Quanto a este último, recentemente, durante o 23º Congresso IBGC, a iniciativa lançou o livro
"Governança Climática no Brasil: Contexto e Desafios dos Conselhos de Administração" que reúne artigos assinados por organizações e profissionais líderes no estudo e promoção da sustentabilidade no Brasil. Confira o conteúdo completo
clicando aqui.