Confira as principais movimentações na área de vocalização e influência do instituto, sempre atenta a temáticas diretamente relacionadas ao Brasil, como a participação do País na OCDE e a questão da corrupção; além de ações para o fortalecimento do Núcleo Bahia.
Agenda anticorrupção
No dia 17 de novembro, o coordenador de conteúdo do IBGC, Fernando Damasceno, participou do evento internacional “Os últimos avanços da Corte Internacional Anticorrupção”, organizado pela Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC, na sigla em inglês). O evento contou com a participação do ex-ministro da Justiça do Canadá, Allan Rock, que compartilhou sua experiência no governo e sua trajetória como representante canadense na Organização das Nações Unidas.
Dividendos obrigatórios
O gerente de relações institucionais e governamentais do IBGC, Danilo Gregório, e o coordenador de relações institucionais e governamentais, Renan Perondi, se reuniram no dia 11 de novembro com Rafael Ferraz, assessor da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Economia.
O foco do encontro foi uma atualização das discussões sobre a proposta de flexibilizar a obrigatoriedade de distribuição de dividendos mínimos (25%), como estabelece a Lei das Sociedades Anônimas (6.404/1976).
Reunião com o Ministério das Relações Exteriores
O time de relações institucionais e governamentais do IBGC se reuniu, no dia 4 de novembro, com o chefe da coordenação-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), ministro Celso de Tarso Pereira.
Pelo IBGC, participaram da reunião a diretora de vocalização e influência, Valeria Café, o gerente de relações institucionais e governamentais, Danilo Gregorio, e os coordenadores Renan Perondi e Fernando Damasceno. Em pauta, o processo de adesão do Brasil à OCDE.
Além do ministro Celso de Tarso, também participaram da reunião como representantes do MRE o conselheiro Marcelo Salum (chefe da divisão de promoção de investimentos) e a primeira-secretária Valéria Costa.
Fortalecimento do Núcleo Bahia
Entre os dias 7 e 8 de novembro, a gerência de Capítulos do IBGC cumpriu agenda em Salvador, com a coordenação do Núcleo Bahia. Foram visitados a Faculdade Baiana de Direito, Fecomercio, Grupo TPC, Larco, Paulo Cavalcanti Advogados, Wilson Sons e Federação das Indústrias do Estado da Bahia.
Foram planejadas iniciativas e parcerias para 2023, com a expectativa de fortalecer o IBGC em sua interação com o ecossistema empresarial local. Participaram das agendas os coordenadores Albérico Mascarenhas, Marcos Sampaio, Roberta Fopell e Ruy Andrade.
Para acompanhar outras ações da diretoria de Vocalização e Influência do IBGC,
clique aqui.