3 entrevistas sobre governança em startups e scale-ups para ler

Especialistas e gestores de startups contam suas experiências. Para avaliar governança corporativa nessas organizações IBGC oferece métrica gratuita, conheça

  • 20/05/2022
  • Gabriele Alves
  • Você sabia?

O caminho de crescimento das startups e scale-ups é longo, muitas vezes acelerado e sujeito a diferentes obstáculos até que alcancem estágios de desenvolvimento mais avançados. A governança corporativa certamente pode ajudar no enfrentamento desses percalços desde o início da jornada de negócios.

Pensando nisso, o blog IBGC reuniu 3 entrevistas com especialistas no assunto que além de relatarem as nuances do dia a dia dessas empresas mostraram como a receptividade aos princípios de governança fazem toda a diferença para eles, confira:

1. A fusão e aquisição de startups como tendências
A pandemia de Covid-19 intensificou a busca de startups pelo aprimoramento de sua governança corporativa. É o que conta Maximiliano Carlomagno, professor convidado do IBGC e sócio-fundador da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação. Em entrevista que trouxe o panorama das fusões e aquisições de startups nos últimos anos, Carlomagno explica que houve uma mudança de comportamento e as grandes empresas reconheceram a incapacidade de responder a todas as demandas da pandemia sozinhas. No papo, ele destaca o papel dos conselhos de administração para alinhar prioridades estratégicas com a diretoria durante este movimento que tem se mostrado uma tendência no mercado. Veja o conteúdo aqui.

2. “Cada vez mais, empresas estão tendo programas de inovação e aceleração aberta”
A governança como trilha tem tudo a ver com o movimento de criação e aceleração de startups, na visão do gerente do BNDES , Filipe Borsato. No bate-papo, ele falou sobre como apoiar o crescimento exponencial e sustentável de startups brasileiras, por meio de boas práticas de governança corporativa e de forma colaborativa. Falou ainda sobre o papel da iniciativa BNDES Garagem, programa de inovação e aceleração de startups,que tem transformado empresas em verdadeiros cases de sucesso. Confira o papo aqui.

3. "Empresas devem adotar transparência desde o lançamento"
Nesta entrevista, Gabriela Bonotti, diretora da aceleradora de impacto Quintessa, conta que falar de governança corporativa para startups é um desafio, porque essas empresas precisam focar em gerar caixa e conquistar seu nicho de mercado o mais rápido possível, para consolidar a startup no mercado e entender qual modelo de negócio garantirá seu crescimento futuro. Mas para ela há alguns pilares de governança que devem permear a jornada do negócio desde o início. Entre eles estão a transparência e prestação de contas. Leia a entrevista completa aqui.

Como mensurar a governança dessas organizações?

O IBGC oferece a startups e scale-ups formalmente constituídas ou que estejam em processo de constituição a Métrica de Governança Corporativa para Startups & Scale-ups (Métrica GCSS), ferramenta gratuita para avaliar a sua governança corporativa. Para utilizar a ferramenta, os interessados devem acessar o site do IBGC e fazer sua inscrição gratuita. A empresa deve indicar um representante, que passará a ser o principal contato com o IBGC em relação à Métrica.

Empreendedores, investidores, conselheiros ou consultores de organizações escaláveis e demais agentes do ecossistema podem contar com ela. Após a inscrição, o IBGC enviará um e-mail com usuário, senha e link para preencher um formulário com base em quatro pilares alinhados à publicação Governança Corporativa para Startups & Scale-ups: Estratégia e Sociedade; Pessoas e Recursos; Tecnologia e Propriedade Intelectual; Processos e Accountability. O IBGC orienta que o preenchimento seja feito semestralmente.

Saiba mais aqui

Confira as últimas notícias do Blog IBGC