Roadshow pelos Capítulos Regionais

O gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC dá detalhes sobre apresentações da pesquisa Governança em Empresas Familiares: Evidências Brasileiras

  • 27/04/2019
  • IBGC
  • Bate-papo
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Luiz Martha, gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC

Em março de 2019, o IBGC, em parceria com a PwC, lançou a pesquisa Governança em Empresas Familiares: Evidências Brasileiras. Nos próximos meses, entre maio e agosto, a mesma pesquisa será lançada nos sete capítulos regionais. "Nossa pesquisa é uma das poucas que avalia a governança, de forma ampla, exclusivamente em empresas de capital fechado. O estudo contou com a participação de 279 empresas brasileiras de capital fechado e de controle familiar, uma das maiores amostras já pesquisadas dentro desse universo", diz Luiz Martha, gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC. Confira como será o roadshow na entrevista a seguir.

Como será a apresentação da pesquisa de empresas familiares pelo país?

Entre os meses de maio e agosto teremos apresentações dos resultados da pesquisa Governança em Empresas Familiares: Evidências Brasileiras em todos os capítulos regionais do IBGC. O roadshow começa em Curitiba (15 de maio) e segue para Belo Horizonte (29 de maio) e Rio de Janeiro (4 de junho). Em breve serão confirmadas as datas de Porto Alegre, Recife, Fortaleza e os detalhes do evento em Santa Catarina.

Qual foi o nível de representatividade das regiões na pesquisa? Alguma surpresa positiva nos resultados?

Além da quantidade significativa de respondentes de variados tamanhos e portes, a distribuição regional também é muito representativa: conseguimos participantes de 21 estados, englobando as cinco regiões do país. Como esperado, a região Sudeste foi a que teve mais participantes (57%), mas também alcançamos presença robusta de empresas do Sul (28,3%) e do Nordeste (10,4%). Com relação aos resultados, a quantidade e a diversidade das empresas de controle familiar são imensas, porém, a pesquisa mostrou similaridades em diversos aspectos da governança. Um dos principais destaques positivos foi que somente 10% das respondentes afirmaram nunca ter discutido a adoção de práticas de governança, indicando uma ampla conscientização sobre a importância do tema: ainda que não tenham adotado muitas ou nenhuma prática, o assunto vem ao menos sendo debatido.

Por que vocês decidiram fazer o roadshow?

Os lançamentos regionais são uma forma de ampliar a disseminação do tema pelo país e engajar as empresas familiares sobre a importância da governança corporativa. Da forma como planejamos os eventos, com apresentação dos resultados e discussão entre pares, os participantes terão a chance de identificar e debater problemas comuns e explorar possíveis soluções. Além disso, os resultados desse processo fornecerão subsídios para a segunda etapa de nossa pesquisa, qualitativa, que buscará entender como as empresas familiares lidam com os desafios da adoção de práticas de governança em diferentes fases de seu ciclo geracional. Explique melhor como será a realização da pesquisa qualitativa. Nosso objetivo é avaliar três questões principais em relação ao estágio do ciclo geracional da família em que se encontram: os gatilhos para o início das discussões sobre governança corporativa e familiar; os desafios vividos durante a implantação de uma estrutura de governança; e as soluções empreendidas nesse processo. Vamos aproveitar os lançamentos para falar com empresas que tenham participado da etapa quantitativa do estudo. Selecionaremos ao menos duas empresas em cada um dos capítulos regionais, e também em São Paulo, na tentativa de compor uma amostra diversificada.

Qual é a mensagem que será levada?

A principal mensagem é sobre a importância de antecipar as discussões sobre governança corporativa e familiar, a fim de capturar seus benefícios desde as primeiras gerações e envolvê-las nessas discussões, facilitando e dando mais legitimidade ao seu processo de adoção. 

Acesse a pesquisa. 

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