As estratégias de comunicação e influência do IBGC

Diretora de Vocalização e Influência do IBGC, Valeria Café, traça perspectivas para 2020

  • 14/02/2020
  • Giulia Landriscina
  • Bate-papo
backgroundImageAlt1

Valeria Café, diretora de Vocalização e Influência do IBGC

Como forte canal de disseminação das melhores práticas de governança corporativa, a área de Vocalização e Influência do IBGC está sob gestão de Valeria Café desde 2016. Em entrevista ao Blog IBGC, a diretora conta os destaques das frentes de Advocacy, Comunicação e Conhecimento em 2019 e comenta os planos para 2020, em especial para os 25 anos do instituto. Confira:

Como foi o ano de 2019 para a área de Vocalização e Influência?

O conselho de administração do IBGC definiu em 2019 seis temas estratégicos que devem ser debatidos junto à sociedade nos próximos anos. São eles: Pratique ou explique – informe de governança das companhias abertas; fatores ambientais, sociais e de governança (ASG); diversidade; inovação e transformação digital; responsabilidade dos administradores e promoção da governança familiar. Para cada um desses assuntos, temos projetos em conjunto com associados voluntários. 

Por exemplo, em Advocacy, com foco no melhor preenchimento do Informe de Governança Corporativa, que é obrigatório para empresas listadas, o IBGC formou um grupo de trabalho formado por agentes do mercado de capitais: Anbima, Abrapp, Abrasca, ABVCAP, Amec, Apimec, B3 e Ibri, além de BNDES e CVM, e que atualmente está conversando com investidores do mercado para identificar a relevância do informe e seus pontos mais sensíveis. Também trabalhamos fortemente no desenvolvimento de duas publicações que serão lançadas em breve: Governança em Privatizações, com lançamento previsto para 31 de março aqui no IBGC, e Governança em Estatais, que está prevista para ser lançada em abril deste ano.

Temos ainda outros projetos em andamento, como o suporte de conteúdo de governança junto a algumas secretarias do Ministério da Economia e a participação do instituto em várias frentes de regulação do mercado junto a outros parceiros de forma a aprimorar as melhores práticas de governança no país.

E nas áreas de Conhecimento e Comunicação?

Na área de Conhecimento, em 2019, lançamos oito pesquisas e publicações, além traduções e obras em parceria com outras organizações, e tivemos 54 mil downloads em nosso Portal do Conhecimento — acervo online e gratuito. A publicação Governança corporativa em startups e scale-ups foi o destaque do ano, atraindo novos olhares do mercado para o assunto governança. Ainda, a Métrica de Governança Corporativa, ferramenta de autoavaliação gratuita para empresas de capital fechado, contou com a participação de 124 companhias. 

Com relação às Comissões Temáticas, acabamos de implementar o novo Portal das Comissões, um espaço de trabalho para dar suporte aos projetos das comissões e entre comissões. 

Em Comunicação, o foco se concentrou nas mídias próprias como as redes sociais e o lançamento deste Blog IBGC, que possui postagens diárias sobre governança corporativa e assuntos correlatos. E, finalmente, o relatório anual, a ser lançado em março deste ano, trará uma nova matriz de materialidade.

Quais serão os desafios e as expectativas para 2020, em especial para os 25 anos do IBGC?

Os 25 anos do IBGC são um marco para o instituto e para a história da governança corporativa no Brasil. As atividades desse ano, como os principais eventos do IBGC e os materiais de comunicação, serão voltadas para contar essa história. 

Acreditamos que a construção da governança corporativa no país teve diversas personalidades e capítulos que merecem reconhecimento. Ainda no primeiro semestre desse ano vamos lançar um site colaborativo, que ficará acoplado ao Portal do Conhecimento, que possibilitará aos associados contribuir com suas histórias. No site, será possível fazer upload de arquivos históricos, fotos, vídeos e depoimentos, relacionados ao desenvolvimento da governança corporativa e a trajetória do IBGC. Contamos com a participação de todos! 


Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

Congresso IBGC 2020: formato 100% digital traz mais conteúdo

Congresso IBGC 2020: formato 100% digital traz mais conteúdo

18/09/2020

Adriane Almeida, diretora de desenvolvimento, estima ainda aumento de público, sendo 40% fora de São Paulo

Saiba mais
Ensaio de Friedman sobre livre mercado faz 50 anos

Ensaio de Friedman sobre livre mercado faz 50 anos

18/09/2020

Responsabilidade social de empresas é só gerar lucro: equívoco ou verdade inconveniente?

Saiba mais
Governança dá a cadência que move empresas inovadoras

Governança dá a cadência que move empresas inovadoras

18/09/2020

Olhar atento para dentro e fora da empresa gera capacidade de se adaptar rápido a mudanças

Saiba mais
Diversidade e inclusão: nem solução nem problema. Condição

Diversidade e inclusão: nem solução nem problema. Condição

16/09/2020

Conduta de ética nas empresas precisa ser mais do que um quadro na parede e passar para a prática

Saiba mais
Diversificar conselho é premissa de governança em privatizações

Diversificar conselho é premissa de governança em privatizações

16/09/2020

Presença de conselheiros independentes e de representantes de funcionários facilita o processo de desestatização

Saiba mais
Gestão de pessoas é prioridade no IBGC

Gestão de pessoas é prioridade no IBGC

16/09/2020

Acordo de não-demissão e rápido rearranjo das rotinas ao teletrabalho são destaques entre as ações do RH durante a pandemia

Saiba mais