Mônica Neves conta seus planos para o Capítulo Minas Gerais do IBGC

Para a nova coordenadora geral da regional, a segunda maior economia do País reserva espaço para avanços da agenda de governança corporativa

  • 12/09/2019
  • Mayara Baggio
  • Bate-papo

Mônica Neves, coordenadora geral do Capítulo mineiro do instituto

Com passagens pela Cemig, pelo governo do Estado de Minas Gerais e pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), a engenheira civil Mônica Neves colocará em prática até 2022 suas habilidades de gestão como coordenadora geral do Capítulo Minas Gerais do IBGC.

“O tema da governança corporativa sempre me fascinou. Coordenar o Capítulo mineiro do IBGC é uma honra e uma responsabilidade”, disse. “Somos, na realidade, uma equipe coordenadora – Suzana Fagundes, André Vitória, Fábio Abreu e Enio Corradi – de perfis fortes e complementares. Estamos engajados no propósito de tornar a agenda de governança em Minas bastante robusta e com resultados para o ambiente de negócios”, completou.

Na segunda entrevista da série com os novos coordenadores-gerais de Capítulos do IBGC, Mônica falou ao Blog como pretende alavancar o desempenho do Capítulo mineiro. Acompanhe:

IBGC: Qual o estágio de desenvolvimento em governança corporativa das empresas da região? Como o IBGC pode ajudá-las?

Mônica Neves: Estamos falando de Minas Gerais, a segunda economia brasileira, com significativo número de empresas que podem se apropriar ainda mais dos ganhos de uma boa governança. Nossa atuação buscará melhores resultados empresariais, crescimento sustentável, longevidade e profissionalização da gestão de empresas e de famílias empresárias. Acreditamos que ainda há muito espaço para avançarmos na agenda de governança corporativa no Estado. O IBGC é referência e tem o papel fundamental de reforçar parcerias com importantes instituições mineiras.

Quais as suas expectativas de trabalho e projetos para o Capítulo Minas Gerais?

Nosso plano de trabalho está sendo finalizado e contará com a participação dos associados em sua validação e implementação. Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento dos atuais e futuros agentes do sistema de governança, em uma agenda que envolverá nossos associados de todas as regiões de Minas Gerais. Queremos formar conselheiros profissionais atuantes, agentes de transformações que genuinamente contribuam em conselhos de administração, levando em conta os muitos públicos de uma empresa cidadã, de excelente desempenho, longeva e sustentável. Serão tratados, entre outros, temas relevantes como mediação de conflitos, conselho fiscal, diversidade e secretaria de governança. Acreditamos que encontros mensais e o aprofundamento de conteúdos relevantes mostrarão que “Minas pratica governança”.

Quais ações vocês já têm em andamento?

Neste primeiro momento, estamos ampliando o contato com diversas empresas e profissionais atuantes na agenda de governança de Minas Gerais. Nosso interesse é contar com os melhores para liderarem conosco esse movimento: uma governança melhor para uma sociedade melhor. Já em outubro próximo, teremos uma reunião geral dos associados do Capítulo para validação da equipe expandida de coordenação e temas priorizados, bem como o lançamento da publicação Governança Corporativa para Startups & Scale-ups. Em novembro, trabalharemos, de forma especial, o tema de governança para empresas familiares e celebraremos o aniversário de atuação do Capítulo Minas Gerais, com a apresentação dos novos coordenadores e nossas metas de 2020 a 2022. Muito trabalho e uma jornada divertida e profícua de conhecimento - é o nosso compromisso. E todos estão convidados. 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

18/04/2024

Programa Diversidade em Conselho: IBGC inicia 8ª edição

17/04/2024

Confira como foi o Seminário de Finanças e Governança em MG

17/04/2024

Deborah Wright é eleita presidente do conselho de administração do IBGC

16/04/2024

Compliance e integridade corporativa são temas de fórum no IBGC

15/04/2024

Conheça os novos espaços colaborativos do IBGC

15/04/2024

“Investir na diversidade de lideranças cria um efeito positivo”