Georgina Baker, da IFC, fala sobre diversidade em encontro no IBGC

Para vice-presidente da entidade na América Latina e Caribe, a presença de mulheres traz impactos positivos para os conselhos

  • 11/10/2019
  • Mayara Baggio
  • Eventos
backgroundImageAlt1

Ao centro, Georgina Baker, da IFC

Participantes do Programa de Mentoria, do Comitê Diversidade em Conselho do IBGC, receberam na quinta-feira (10 de outubro) a vice-presidente da International Finance Corporation (IFC) para a América Latina e Caribe, Georgina Baker, para um bate-papo sobre a participação de mulheres em conselhos de administração.

Em encontro na sede do IBGC em São Paulo, Georgina compartilhou experiências pessoais sobre a presença de mulheres em boards de empresas da região e de outras localidades as quais atuou, como a Ásia, por exemplo. Ela também ouviu algumas vivências e expectativas de executivas brasileiras que passaram pelo Programa de Mentoria, do qual a IFC é uma das apoiadoras. Na ocasião, a diretora de Vocalização e Influência do IBGC, Valeria Café, detalhou ações recentes e resultados deste projeto.

Na visão de Georgina, a presença de mulheres traz impactos culturais positivos para os conselhos, para suas companhias e para a sociedade, em última instância. “Ter novas características e vozes no ambiente corporativo é fundamental”, defendeu.

Mais que adapção, transformação

Para contextualizar a questão da diversidade em conselhos no País, o sócio da consultoria Spencer Stuart, Fernando Carneiro, apresentou dados da pesquisa Board Index 2019. O levantamento mapeia a composição, os processos e as remunerações dos conselheiros de administração das companhias listadas nos segmentos diferenciados da B3. Carneiro pontuou que, “mais do que se adaptar aos conselhos, as mulheres têm o poder de transformar esses ambientes”.

Este ano, os conselhos somaram 165 mulheres (10,5% do total de membros), um avanço de 12% ante 2018 (156 mulheres) e de 46% sobre 2015 (116 mulheres). Considerando apenas as titulares, foram 128 mulheres (8,2% do total) contra 6,6% em 2018, segundo a pesquisa.

Além disso, em 2019, 12 mulheres ocuparam as posições de chair (7,3% do total de mulheres), fatia 9% maior que em 2018 (10). Ainda assim, 87 conselhos brasileiros (47%) ainda não têm mulheres em seus quadros.

Foram mapeadas 186 empresas listadas com distinção em Governança Corporativa, 141 empresas no Novo Mercado, 19 empresas no Nível 2 e 26 empresas no Nível 1. No total, foram analisadas 1.569 posições em conselhos.

Também participaram do encontro o presidente do conselho de administração do IBGC, Henrique Luz, e a diretora geral do IBGC, Heloisa Bedicks.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC