Ofício circular da CVM e regulamentação da Lei 14.195/2021

Acompanhe os destaques da semana sobre a atuação do instituto no diálogo com órgãos reguladores e legisladores

  • 24/02/2022
  • Fernando Damasceno e Renan Perondi
  • Vocalização e Influência

O IBGC promove a causa da governança corporativa por diversos meios, com objetivo de influenciar, direta ou indiretamente, agentes públicos e privados na direção de padrões elevados de governança. Veja a seguir os destaques da seção Vocalização e Influência nesta semana: 

Ofício Circular cita Agenda Positiva do IBGC
A área técnica da CVM indicou a leitura da Agenda Positiva de Governança no Ofício Circular 2022, documento publicado ontem (25) pela autarquia. A Agenda Positiva do IBGC foi citada como referência para questões socioambientais. A agenda tem como propósito contribuir para a construção de uma sociedade melhor por meio da disseminação de princípios e boas práticas de governança corporativa a toda sociedade. O IBGC, por meio do Capítulo Rio de Janeiro, foi correalizador e apoiou a divulgação do evento de lançamento do ofício da CVM.

IBGC participa de audiência da CVM sobre alterações na Lei das S.A.
O IBGC encaminhou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) comentários para a audiência pública SMD nº 09/21. A proposta da consulta era regulamentar e conferir aplicabilidade às disposições legais recentemente alteradas na Lei das S.A. por meio da Lei nº 14.195/21. Em linha com o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, o IBGC apoiou e sugeriu aperfeiçoamentos para a proposta da CVM sobre a presença obrigatória de membros independentes no conselho de administração e sobre critérios de verificação da independência dos conselheiros, dentre outras sugestões. Para acessar a íntegra do do documento, clique aqui.


Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento

25/03/2024

Jornada Técnica à China estará em Beijing, Xangai e Shenzhen

22/03/2024

É preciso deixar o conselho de administração trabalhar