Ofício circular da CVM e regulamentação da Lei 14.195/2021

Acompanhe os destaques da semana sobre a atuação do instituto no diálogo com órgãos reguladores e legisladores

  • 24/02/2022
  • Fernando Damasceno e Renan Perondi
  • Vocalização e Influência

O IBGC promove a causa da governança corporativa por diversos meios, com objetivo de influenciar, direta ou indiretamente, agentes públicos e privados na direção de padrões elevados de governança. Veja a seguir os destaques da seção Vocalização e Influência nesta semana: 

Ofício Circular cita Agenda Positiva do IBGC
A área técnica da CVM indicou a leitura da Agenda Positiva de Governança no Ofício Circular 2022, documento publicado ontem (25) pela autarquia. A Agenda Positiva do IBGC foi citada como referência para questões socioambientais. A agenda tem como propósito contribuir para a construção de uma sociedade melhor por meio da disseminação de princípios e boas práticas de governança corporativa a toda sociedade. O IBGC, por meio do Capítulo Rio de Janeiro, foi correalizador e apoiou a divulgação do evento de lançamento do ofício da CVM.

IBGC participa de audiência da CVM sobre alterações na Lei das S.A.
O IBGC encaminhou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) comentários para a audiência pública SMD nº 09/21. A proposta da consulta era regulamentar e conferir aplicabilidade às disposições legais recentemente alteradas na Lei das S.A. por meio da Lei nº 14.195/21. Em linha com o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, o IBGC apoiou e sugeriu aperfeiçoamentos para a proposta da CVM sobre a presença obrigatória de membros independentes no conselho de administração e sobre critérios de verificação da independência dos conselheiros, dentre outras sugestões. Para acessar a íntegra do do documento, clique aqui.


Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

23/02/2024

Agenda de Vocalização e Influência: confira destaques

22/02/2024

Informe-se sobre as perspectivas para o enfrentamento dos desafios climáticos

21/02/2024

Conheça o programa de mentoria coletiva do IBGC

20/02/2024

Qual o papel do conselho na execução da estratégia da empresa?

19/02/2024

Nosce Te Ipsum: competências vitais para os conselhos

16/02/2024

Quais as principais tendências para a agenda ESG em 2024?