Confira os destaques do Portal do Conhecimento do mês de abril

Mulheres em conselhos, governança em saúde e comitê de pessoas estão entre os temas de pesquisas e publicações do período

  • 12/05/2022
  • Gabriele Alves
  • Portal do Conhecimento

Mulheres em posições de liderança ainda são uma minoria nas organizações. Essa é uma das conclusões da “Análise da participação das mulheres em conselhos e diretorias das empresas de capital aberto” disponibilizada no mês de abril no Portal do Conhecimento e um dos destaques do período. Essa é a segunda vez que o instituto realiza a análise com o objetivo de avaliar a diversidade de gênero existente nos conselhos e nas diretorias das empresas de capital aberto.

Outro destaque é o livro Governança em Saúde, organizado pela Comissão de Saúde e que reúne artigos assinados por profissionais com experiência na liderança das estruturas de governança das empresas do setor, do mundo acadêmico e da esfera da saúde pública. A pandemia de Covid-19 é um dos temas da publicação que alavanca discussões sobre como as empresas de saúde assumiram responsabilidades novas e transformaram a forma de relacionar esses negócios e sociedade.

Entre alguns temas que os artigos abordam estão: a governança do sistema único de saúde (SUS); a evolução da governança na saúde suplementar; o papel de incentivos e remuneração como instrumentos de alinhamento; a Lei Geral de Proteção de Dados e o impacto da inovação e transformação na área da saúde.

Ao lado desse livro, está a publicação Comitê de Pessoas de Assessoramento ao Conselho: Orientações Práticas que se propõe a explorar a contribuição que comitês de pessoas podem trazer a conselhos e suas organizações, por meio das boas práticas de governança e o artigo Tendência - Velocidade e Volatilidade – Ciclos mais curtos de mudanças que trata da velocidade e volatilidade e seus impactos nos Conselhos do Futuro e na sua eficiência, passando pelos grandes temas, como: composição, perfil de competências, dinâmica de trabalho e atribuições dos Conselheiros

Outros destaques: abordagens globais

No mês de abril, o Portal também recebeu publicações e pesquisas que tratam de um panorama global dos conselhos, veja os resumos a seguir:

1) Relatório Global de Sustentabilidade 2022
Pesquisa global da Deloitte entrevistou mais de 2.000 executivos e executivas C-level em 21 países, incluindo 127 líderes no Brasil, para saber como as empresas estão lidando com essas questões, além de entender como os CxOs (Chief Experience Officer) estão transformando seus negócios para se adequarem ao atual cenário. Leia aqui

2) Brazil Proxy Update: Proxy Voting Guidelines Update for 2022
A ISS e a Glass Lewis divulgaram recentemente sua atualização de diretrizes de política para a próxima temporada de proxy de 2022, com vigência a partir de 1º de fevereiro de 2022. Nesta edição da Proxy Update, foram destacados as mudanças materiais relevantes para as Américas e o Brasil em particular. Acompanhe neste link.

3) Strategic Oversight of ESG: A Board Primer
O amplo escopo e a natureza dupla do ESG – que facilita a criação de oportunidades de valor comercial ou de reputação, ao mesmo tempo em que gerencia os riscos associados aos impactos ESG – apresentam um desafio de governança significativo para os conselhos. Saiba mais aqui.

Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo do IBGC: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), GNDI, International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, NACD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PricewaterhouseCoopers (PwC), Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC