IBGC lança 1ª edição de curso sobre ESG com foco em conselhos

Tema será tratado como estratégia de negócio para acompanhar o mundo em transformação

  • 15/10/2020
  • Equipe IBGC
  • Cursos

Embora o tema já venha caminhando há mais de 30 anos nas esferas corporativas, a pauta ESG (no português: ambiental, social e governança) ganhou protagonismo nos conselhos de administração durante a pandemia da Covid-19. Diante deste cenário de aceleração de mudanças, o IBGC abriu inscrições para o curso "ESG: como repensar e inovar os negócios em um mundo em transformação".  Com início programado para o dia 11 de novembro, o curso dará enfoque na governança como meio de viabilizar o tema na prática dos negócios.

“Temos hoje um senso de urgência de discutir como encaixar a mudança climática e a inclusão social dentro da estratégia das empresas”, diz Beatriz Pacheco, membro da Comissão de Sustentabilidade do IBGC e uma das coordenadoras de conteúdo do curso.  Com o tema ESG entrando até na composição de rating de investimentos de empresas, Beatriz, que também é psicóloga pela USP e mestre em desenvolvimento sustentável e negócios pela University of Bath (Reino Unido), a diferença agora é que essas questões não poderão mais ficar descoladas do ambiente de negócios.

Estrutura do curso 

Dividido em 10 módulos, os principais temas estratégicos de ESG serão abordados. “Montamos os módulos de forma a garantir que os pontos-chave sobre as questões ambientais e sociais sempre sejam abordados no recorte da governança”, conta Beatriz. A escolha dos professores também seguiu critério da experiência, com profissionais que vão poder compartilhar suas experiências. 

“Tarso Azevedo, por exemplo, será um dos professores. Ele é uma das maiores autoridades brasileiras no tema ambiental, já assessorou muitos anos vários governos e criou o Fundo Amazônia”, complementa Tarcila Ursini, coordenadora do curso junto com Beatriz, economista pela FEA/USP, advogada pela PUC, mestre em desenvolvimento sustentável pela University of London  e também membro da WCD - Women Corporate Directors e da Comissão de Inovação do IBGC.

Para ambas coordenadoras, o curso promovido pelo IBGC preenche uma lacuna na discussão sobre a mudança climática e a inclusão social dentro da estratégia das empresas.  Por isso a ideia foi trazer convidados que tenham olhar muito crítico em relação aos conselhos, para ajudar os conselheiros a serem mais atuantes e protagonistas na implantação do ESG como estratégia nas empresas.

Família de cursos sobre ESG

O curso "ESG: como repensar e inovar os negócios em um mundo em transformação" tem como público-alvo conselheiros, candidatos a conselheiro, executivos e profissionais seniores que apoiam o desenvolvimento das organizações.  Mas é apenas a primeira de uma série de iniciativas do IBGC relacionadas ao tema. 

A ideia do instituto é funcionar como ponte entre as premissas da sustentabilidade e inclusão à serviço da boa prática de governança corporativa nas empresas. “O IBGC vai criar uma família de iniciativas relacionadas a esse tema”, contou Tarcila. "Uma das iniciativas em gestação é um curso sobre mudanças climáticas para conselheiro, que será realizado em parceria com o Fórum Econômico Mundial", acrescentou a membro da Comissão de Inovação do IBGC. 

O curso "ESG: como repensar e inovar os negócios em um mundo em transformação" tem carga horária de 30 horas e será 100% on-line. As aulas serão em período noturno nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e  26 de novembro, e 2, 3, 9 e 10 de dezembro. Saiba mais e inscreva-se!

Carregando cursos, aguarde...

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

28/03/2024

Associados elegem o novo conselho de administração do IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento

25/03/2024

Jornada Técnica à China estará em Beijing, Xangai e Shenzhen