Confira o que marcou a semana na área de Vocalização e Influência

Destaques incluem discussões relevantes com participação do instituto, nas áreas de diversidade e startups

  • 09/02/2024
  • Fernando Damasceno e Victor Santos
  • Vocalização e Influência

A área de Vocalização e Influência do IBGC, que coordena a geração e a gestão do conhecimento do instituto e a sua disseminação para públicos prioritários, traz dois destaques essa semana, nas temáticas de diversidade e startups. Confira:

Diversidade e governança
A Resolução CVM nº 80 exigia, até janeiro deste ano, três indicadores de diversidade para os diferentes níveis hierárquicos das empresas: identidade autodeclarada de gênero; identidade autodeclarada de cor ou raça; e faixa etária. Em 1º de fevereiro, uma nova resolução alterou pontualmente essa norma, incluindo um campo específico relacionado à divulgação de informações sobre o contingente de pessoas com deficiência (PCD) no Formulário de Referência das companhias abertas.

A Resolução CVM nº 198 visa complementar a lista de informações prestadas sobre diversidade nos órgãos de administração e na área de recursos humanos das companhias abertas. Antes, caso essas empresas desejassem incluir informações de diversidade e inclusão de PCDs, deveriam prestá-las no campo destinado a outros indicadores relevantes de diversidade. Com a mudança, passa-se a exigir a divulgação de tais informações pelas companhias abertas em campos específicos.

O tema vem sendo debatido desde 2020 pela CVM. Em março de 2021, o IBGC enviou recomendações que pudessem aprimorar a inclusão de dados que reflitam aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa nas empresas.

IBGC no Startups 20
Entre os dias 23 e 26 de fevereiro, ocorrerá em Macapá (AP) o encontro inaugural do Startups 20, grupo de engajamento do G20 destinado a reunir startups e PMEs. O IBGC será representado pela vice coordenadora de sua Comissão de Startups e Scale-ups, Liria Knutti.

A programação do evento conta com painéis sobre inovação e empreendedorismo, além de visitas técnicas a universidades e centros de pesquisa amapaenses. O encontro também discutirá a situação macroeconômica da região e deve contar com a presença de 600 pessoas de vários países.

Acompanhe mais notícias do blog IBGC, clicando aqui.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC