CGI e CCLI publicam estudos sobre mudanças climáticas

A constatação é que “a biodiversidade está sendo perdida a uma taxa de 100 a 1.000 vezes maior do que nos últimos milhões de anos”

  • 21/03/2023
  • Angelina Martins
  • Pelo Mundo

O guia “Biodiversidade como um risco financeiro relevante: o que os diretores precisam saber” é o quarto de uma série de materiais de aprendizagem sobre mudanças climáticas relacionados a deveres e governança do conselho.

A produção é da Commonwealth Climate and Law Initiative (CCLI) e Climate Governance Initiative (CGI) e destaca os riscos e oportunidades financeiras relevantes e os deveres de lealdade e cuidado dos diretores relacionados à perda da biodiversidade.

As pesquisas da CGI e CCLI  indicam que a biodiversidade está sendo perdida a uma taxa de 100 a 1.000 vezes maior do que nos últimos milhões de anos. Isso representa um risco significativo para as atividades econômicas e ativos financeiros, que dela dependem.

O material fornece perguntas-chave que os conselheiros devem fazer nas reuniões para se envolverem com a administração e garantir que cumora seus deveres para com a empresa.

A publicação destaca, ainda, ser imperativo que os conselhos entendam todas as implicações indiretas, mas reais, da perda de biodiversidade para seus negócios e que considerar riscos e oportunidades da biodiversidade na governança pode criar oportunidades para que as empresas façam parte da transição para uma economia 'natureza positiva'.

Leia aqui este e outros briefings desta série!

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

23/04/2024

IESBA divulga consulta pública sobre novo código de ética

23/04/2024

Veja quem são os profissionais certificados pelo IBGC em março

22/04/2024

Como construir um ambiente de trabalho mais saudável?

19/04/2024

Masterclass com Satish Kumar traz reflexões ao IBGC

19/04/2024

Fique por dentro das ações de Vocalização e Influência

18/04/2024

Programa Diversidade em Conselho: IBGC inicia 8ª edição