Partidos políticos foram protagonistas em todos os problemas de governança e gestão pública

Ex-presidente da CVM e ex-candidado do Novo, Marcelo Trindade fala de movimentos suprapartidários e partidos políticos no Brasil

  • 04/12/2019
  • Equipe IBGC
  • Eventos
backgroundImageAlt1

Trindade, Mufarej e Luz em exposição durante evento realizado pelo IBGC

“Nos últimos anos, o Brasil passou por uma série de escândalos em que os partidos políticos foram protagonistas de primeira ordem em todos os problemas de governança e gestão pública”, avaliou o advogado Marcelo Trindade.

Ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e ex-candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido Novo, Trindade falou dos movimentos suprapartidários e dos partidos políticos como exercícios de cidadania que podem conviver perfeitamente. “Ser de determinado partido não invalida que o candidato compartilhe valores com outras causas. Pessoas têm visões e militâncias específicas. É preciso mais de meio e menos de ponta”, defendeu.

De acordo com ele, o regime brasileiro foi desenhado para grandes partidos, o que deve continuar com as recentes regras eleitorais. “Um partido pequeno que queira mudar o Brasil atual ou ter uma posição relevante no país deve ter seus valores, mas manter uma abertura para novas posições e ideias”, disse.

Fundador do movimento RenovaBR, Eduardo Mufarej, falou da convivência entre movimentos e partidos como parte de um processo da sociedade brasileira. “Na medida em que mais pessoas possam participar da qualificação política, independente de ideologia e em qualquer esfera social, poderemos buscar uma situação realmente diferente”, afirmou.

Para ele, os partidos atualmente viraram organizações conectadas com atividades criminosas. “É muito difícil você oferecer para pessoas que trazem sua reputação a entrada na política por meio de uma entidade criminosa”, explicou. “É importante que a gente constitua novos caminhos para que os cidadãos de bem participem da política. Alguns partidos fazem bons trabalhos nesse caminho e acredito que não temos que entrar em uma polarização se essas candidaturas vão ocorrer via partidos ou candidaturas avulsas e independentes. Quanto mais caminhos, melhor”, completou.

Trindade e Mufarej participaram de café da manhã realizado pelo IBGC e patrocinado pela PwC na terça-feira (3 de dezembro), em São Paulo. A moderação do debate sobre a conciliação de partidos políticos e movimentos suprapartidários foi feita pelo presidente do conselho de administração do IBGC, Henrique Luz.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

19/04/2024

Masterclass com Satish Kumar traz reflexões ao IBGC

19/04/2024

Fique por dentro das ações de Vocalização e Influência

18/04/2024

Programa Diversidade em Conselho: IBGC inicia 8ª edição

17/04/2024

Confira como foi o Seminário de Finanças e Governança em MG

17/04/2024

Deborah Wright é eleita presidente do conselho de administração do IBGC

16/04/2024

Compliance e integridade corporativa são temas de fórum no IBGC