Banco de certificados do IBGC é vitrine para conselheiros

Mais de 200 empresas e headhunters acessam currículos de profissionais aprovados em processo de certificação

  • 31/03/2021
  • Equioe IBGC
  • Você sabia?

Entre os benefícios do programa de certificação do IBGC encontra-se o Banco de Certificados, uma plataforma exclusiva para que pessoas certificadas pelo instituto possam registrar seus currículos. “Atualmente, 232 empresas estão cadastradas na plataforma e a usam com o interesse de contratar agentes de governança”, disse Lucas Legnare, gerente de certificação do IBGC.

Legnare lembra que a ferramenta funciona de duas maneiras distintas. A primeira é quando uma pessoa jurídica interessada – que pode ser tanto uma empresa como um headhunter - publica uma vaga e aguarda a candidatura dos profissionais certificados. A outra é quando as empresas optam por não divulgar a vaga, mas consultam perfis de potenciais conselheiros no banco de dados, a fim de encontrar os perfis almejados.

Perfil sempre atualizado

Grande parte das empresas usa o Banco de Certificados da forma mais proativa:  filtrando os cadastros de acordo com o perfil procurado. “Muitas vezes o conselheiro nem sabe que está sendo buscado. Por isso os incentivamos a manterem sempre um perfil atualizado”, orientou Legnare.  Ele lembra ainda que a partir da aprovação no processo de certificação do IBGC o cadastro já entra automaticamente neste banco de dados. 

Uma vez já com o perfil no Banco de Certificados, cabe ao profissional sempre alimentá-lo com as informações atualizadas. Qualquer evolução em sua carreira não deve ser negligenciada. "A ferramenta é baseada em filtros de competências e por isso a atualização é a melhor forma de garantir a melhor visibilidade do profissional certificado", alertou o gerente de certificações do IBGC. 

‘Match’ entre conselheiro e empresas

O IBGC já faz o papel de ponte entre empresas e conselheiros - e a exposição no Banco de Certificados funciona como uma vitrine.  Pensando em aumentar ainda mais esta visibilidade, o instituto lançará uma nova plataforma no segundo semestre de 2021. “O objetivo é incrementar a eficiência da ferramenta na promoção de encontros entre os certificados e recrutadores”, acrescentou Legnare. 

Com os novos recursos, será possível, por exemplo, um match making a partir do cruzamento entre o interesse de uma empresa e o perfil de um certificado. “A nova plataforma será mais aperfeiçoada em termos de Inteligência”, completou Legnare.  O aprimoramento do Banco de Certificados é resultado da reputação do programa de certificação do IBGC. A certificação vem sendo percebida cada vez mais como um grande diferencial pelo mercado.

Não por acaso, atualmente 53,50% das empresas listadas no Novo Mercado da B3 contam com profissionais certificados pelo IBGC em seus conselhos.  Em 2020, o programa de certificação do IBGC  foi renovado, com o desenvolvimento de uma nova identidade visual e a ampliação do programa. Além das certificações para conselheiros de administração (CCA IBGC e CCA+ IBGC) e fiscal (CCF IBGC), o instituto passou a oferecer a certificação para profissionais atuantes em comitês de auditoria (CCoAud IBGC e CCoAud+ IBGC).

Confira as últimas notícias do Blog IBGC