Atividades da área de V&I que marcaram a semana

Destaques incluem ações de relações institucionais e governamentais, comissões, capítulos e publicações do IBGC

  • 15/09/2023
  • Angelina Martins e Fernando Damasceno
  • Relações Institucionais e Governamentais

Os princípios da governança, com foco ampliado em sustentabilidade, e projeto de lei sobre políticas de inclusão de gênero e étnico-racial, que cita publicação do IBGC, são temáticas em evidência no período.

OCDE atualiza princípios de governança
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta semana a atualização de seus Princípios de Governança Corporativa, ampliando o foco sobre sustentabilidade.

Segundo a OCDE, as alterações visam a colaborar com o trabalho dos formuladores de políticas para o setor e reguladores, no sentido de avaliar e melhorar as ferramentas relacionadas à governança corporativa, tendo como valores a integridade, a eficiência econômica e a estabilidade financeira.

O IBGC colaborou com o processo de atualização da OCDE. Foi aceita a sugestão de incluir no texto a visão de que os comitês de sustentabilidade podem assessorar o conselho de administração sobre riscos e oportunidades ambientais e sociais, inclusive aqueles relacionados ao clima.

Pesquisa do IBGC é citada em Projeto de Lei 
No dia 12 de setembro, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados recebeu o Projeto de Lei 4.251/2023, de autoria de deputado Vicentinho (PT-SP), cujo teor determina a criação da Política de Inclusão de Gênero e Étnico-Racial no âmbito da regulação bancária brasileira.

O Projeto de Lei (PL) apresentado à Mesa Diretora em 31 de agosto, tem como objetivo incentivar o preenchimento de cargos em diretorias e conselhos de administração de sociedades empresárias com base em critérios de gênero e étnico-raciais.

Na justificativa para o PL, o parlamentar citou a terceira edição da pesquisa “Análise da participação das mulheres em conselhos e diretorias das empresas de capital aberto” divulgada pelo IBGC em 2023, destacando que, segundo esse estudo, “as mulheres ocupam apenas 15,2% das posições em conselhos e diretorias de companhias de capital aberto”. O PL foi anexado ao PL-5631/2020 (programa de prevenção às desigualdades de gênero e raça no âmbito das empresas que especifica) e ainda não tem data definida para votação.


Acompanhe mais notícias do blog IBGC, clicando aqui.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC