IBGC assina artigo em obra coletiva sobre finanças sustentáveis

Material mostra os principais marcos da trajetória da governança junto aos temas de sustentabilidade nas organizações 

  • 20/01/2022
  • Gabriele Alves
  • IBGC Comunica

Houve um longo caminho até convergirem as questões ambientais, sociais e de governança no mundo corporativo que conhecemos hoje. Da noção de responsabilidade corporativa, passando pela preocupação ambiental e social, aos dados para os investidores que fossem além das informações financeiras, foram muitos marcos.

O detalhamento da maioria deles estão reunidos no artigo “As boas práticas de governança corporativa e a consideração de aspectos ambientais e sociais”, contribuição do IBGC ao e-book "Finanças Sustentáveis: ESG, Compliance, Gestão de Riscos e ODS”.

Assinam o artigo Pedro Melo, diretor-geral do IBGC, Gabriela Baumgart, conselheira de administração do instituto, Tarcila Ursini, membro da comissão de inovação do IBGC e Vania Borgerth, que representa a organização no Conselho do International Integrate Reporting Council.

Os autores destacam, em um primeiro momento, o contexto histórico que estreitou a relação entre acionistas, conselheiros e gestão; falam dos episódios que motivaram o mercado a abordar a responsabilidade corporativa; e descrevem como os avanços internacionais para o desenvolvimento sustentável vindos da ONU e da OCDE impactaram o mercado brasileiro.

O artigo aborda ainda como as duas primeiras décadas do século XXI e suas crises financeiras e climáticas aumentaram a atenção de investidores e da sociedade em geral, fazendo ascender movimentos como “capitalismo consciente” e a noção de que as companhias devem servir a todos os stakeholders do negócio.

Mais sobre o e-book

O livro faz parte do O “Projeto Conexão Agua: Gestão de Comunicação e Rede Digital para a Governança e Sustentabilidade” e foi apoiado pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4CCR/MPF), em parceria com a Associação Brasileira dos Membros de Meio Ambiente do Ministério Público (Abrampa), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Sob uma ótica técnica e jurídica, integram a obra 33 artigos de 67 autores que discutem e analisam temas como princípios ESG, melhores práticas de governança, gestão de riscos, compliance e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Confira a publicação na íntegra aqui

Leia também: 10 visões da BlackRock para economia global em 2022


Confira as últimas notícias do Blog IBGC