IBGC lança agenda direcionada aos presidenciáveis e ao Congresso Nacional

Confira documento que pretende contribuir para a melhoria das políticas públicas relacionadas à governança corporativa

  • 08/09/2022
  • Gabriele Alves e Angelina Martins
  • IBGC Comunica

Em documento endereçado aos atuais candidatos à Presidência da República e demais líderes do Congresso Nacional, o IBGC acaba de desenvolver um conjunto de medidas a ser inserido em planos de governo que fomentem a adoção de princípios básicos e boas práticas de governança corporativa.

O material foi produzido com o objetivo de contribuir para a melhoria das políticas públicas relacionadas à governança corporativa, reunindo temas fundamentais para os próximos quatro anos de governo. Entre os assuntos estão governança de empresas estatais, emergência climática, integridade e combate à corrupção e promoção da ciência, tecnologia e inovação. A seguir, confira os 7 macrotemas que o material contempla:

1. Promoção de princípios e boas práticas de governança corporativa para melhoria do ambiente de negócios
2. Aprimoramento das práticas de governança das empresas estatais
3. Emergência climática: compromisso com a transição para a economia de baixo carbono, contemplando as perspectivas social e ambiental
4. Fortalecimento de práticas de integridade e combate à corrupção
5. Fortalecimento da atratividade do mercado de capitais, por meio de reforço dos investimentos no órgão regulador
6. Promoção de ciência, tecnologia e inovação
7. Fomento à cultura de diversidade, inclusão e equidade

O conteúdo da agenda contou com o apoio de uma diversidade de especialistas, orientado pela diretoria de Vocalização e Influência da organização, além da base de conhecimento do IBGC construída ao longo de 27 anos de história. A agenda foi encaminhada às equipes dos candidatos presidenciáveis que disputam as eleições em 2022 e está disponível no Portal do Conhecimento do IBGC, para o público em geral. Conheça as propostas clicando aqui

Evento sobre a agenda 

A agenda será tema de evento no dia 20 de setembro, às 17h, na sede do instituto, com transmissão pelo Youtube. Gabriela Baumgart, presidente do conselho de administração do IBGC, fará a abertura do evento e a diretora de Vocalização e Influência, Valeria Café, será a moderadora do encontro para o qual estão programadas as palestras de:

• Cláudio Timm (membro do comitê coordenador do Capítulo Brasília/Centro-Oeste do IBGC e sócio da TozziniFreire Advogados).
• Mônica Pires (conselheira e coordenadora da Comissão de Inovação do IBGC).
• Marilza Benevides (coordenadora da Comissão de Ética na Governança do IBGC).
• Jandaraci Araujo (CFO da 99JOBS, conselheira de administração independente e co-fundadora do Conselheira 101).
• André Camargo (sócio da TozziniFreire Advogados e presidente do IBRADEMP).

Para participar presencialmente do lançamento da agenda, na sede do instituto, clique aqui. Já para acompanhar on-line, acesse aqui.


Atualizado em 13/09/2022, às 17h10.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC