Acompanhe a agenda semanal da área de Vocalização e Influência

Questões ambientais, sociais e de governança abordadas em palestras, encontros e reuniões mobilizaram o período

  • 16/09/2022
  • Angelina Martins, Fernando Damasceno e Lucas Legnare
  • Vocalização e Influência

O IBGC marcou presença em evento sobre a importância da representação de mulheres em posição de liderança e em congressos sobre auditoria interna e customer experience. Também é destaque a adesão formal do instituto à Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura e a realização de encontros sobre ESG nos Capítulos Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além disso, a área de Vocalização e Influência continua a programação de entrega da agenda com propostas de governança corporativa para candidatos à Presidência da República e ao Congresso Nacional.

Agenda para os presidenciáveis
O time de Relações Institucionais e Governamentais do IBGC continua a entrega de sua Agenda de Governança Corporativa às equipes dos candidatos à Presidência da República. A diretora de vocalização e influência do IBGC, Valeria Café, o gerente de relações institucionais e governamentais, Danilo Gregório, e o coordenador de relações institucionais e governamentais, Renan Perondi, foram recebidos, no dia 14 de setembro, pelo assessor econômico do candidato Ciro Gomes, Nelson Marconi. No dia seguinte, Danilo Gregório e Renan Perondi se reuniram com William Nozaki, assessor econômico do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Painel para conselheiras
A presidente do conselho de administração do IBGC, Gabriela Baumgart, participou da segunda edição do The Evolving Boardroom, promovido pelo Citi Brasil, no dia 14 de setembro. Na pauta, a importância da diversidade para a governança corporativa. O evento reuniu atuais e futuras conselheiras em debate sobre a transformação pela qual os conselhos estão passando e a importância da representação de mulheres em posição de liderança.

Eventos e palestras em SP
O diretor-geral do IBGC, Pedro Melo, participou recentemente de três eventos, a saber:
- No dia 14 de setembro, falou sobre a Agenda ESG no Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+.
- No dia 13, moderou um dos painéis do Congresso Nacional das Relações Empresas-Clientes (CONAREC), ao conduzir as discussões sobre relacionamento das empresas com seus stakeholders.
- No dia 12, o diretor-geral foi um dos palestrantes do Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (CONBRAI). Na pauta, os “deveres e responsabilidades dos administradores em mundo ESG”.

Fóruns ESG
Na semana do dia 12 de setembro, os capítulos Rio Grande do Sul e Santa Catarina realizaram encontros dos seus fóruns temáticos de ESG.

Em Santa Catarina, o associado Tomás Carmona, head de ESG da SulAmérica, conduziu a discussão com representantes da empresa ENGIE, que relataram sua experiência na busca sobre como tornar o ESG relevante e prático dentro da empresa.

No Rio Grande do Sul, a coordenadora do Capítulo Andrea Pampanelli, acompanhada dos associados Claudia Tondo, Denis Carraro, Mariana Ferreira dos Santos e Isabel Braun, recebeu mais de cem convidados para ouvir o relato de Douglas Hermes, membro da quarta  geração da Mercur SA, sobre a trajetória ESG da empresa.

Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura
No dia 9 de setembro, o IBGC realizou a adesão formal à Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura. A iniciativa é um movimento que reúne mais de 300 representantes do agronegócio, das ONGs de defesa do meio ambiente e da academia. Os membros têm como interesse comum a promoção de uma nova economia, na qual produção agropecuária e conservação ambiental andam juntas.