3 questões que ajudam a esclarecer a fusão entre IIRC e SASB

Iniciativa busca atender aos apelos por clareza e simplicidade no cenário de relatórios corporativos

  • 14/09/2021
  • Gabriele Alves
  • Pelo Mundo

Em junho deste ano, a International Integrated Reporting Council (IIRC) e o Sustainability Accounting Standards Board (SASB) anunciaram, oficialmente, sua fusão para formar a Value Reporting Foundation. A ideia é alinhar mais estreitamente as ferramentas destas iniciativas, respectivamente o Relato Integrado e os Padrões Sasb, a fim de tornar mais fácil para as empresas comunicarem sua estratégia de longo prazo, além de fornecer uma visão mais abrangente sobre o desempenho dos negócios para investidores e outros stakeholders.

Vale destacar que o Relato Integrado (RI) é uma metodologia que fornece uma visão sobre questões financeiras e não financeiras dentro de uma organização. Promovido pela IIRC, coalizão global de reguladores, investidores, empresas, normatizadores, profissionais de contabilidade, acadêmicos e ONGs, tem por objetivo explicar aos stakeholders como uma organização cria, preserva ou declina seu valor, a partir de recursos e relacionamentos usados e afetados pelas empresas. Ao mesmo tempo, permite um grau suficiente de comparabilidade para atender às necessidades de informações relevantes.

Enquanto isso, os padrões SASB promovem a divulgação de informações materiais de sustentabilidade para atender às necessidades dos investidores. Esses padrões, disponíveis para 77 setores, identificam o subconjunto de questões ambientais, sociais e de governança (ESG) mais relevantes para o desempenho financeiro em cada setor. Juntos formam agora a Value Reporting Foundation, organização comprometida com a entrega de um sistema de relatórios corporativos mais coerente, trabalhando lado a lado, em colaboração, com a International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS) e outros definidores de padrões, líderes em todo o mundo.

Mas afinal, o que muda?

A fim de ajudar a esclarecer algumas dúvidas que têm surgido sobre a fusão, o Blog IBGC separou 3 questões que o SASB juntamente com o IIRC pontuaram e divulgaram em seus canais. Veja a seguir:

1. Os padrões SASB  e a Estrutura do Relato Integrado mudaram com a fusão?
Não. Os padrões SASB continuarão a ser definidos de acordo com os princípios, processos e práticas delineados na Estrutura conceitual e regras de procedimento do SASB. O SASB Standards Board - o conselho independente que é responsável pelo devido processo, resultados e ratificação dos SASB Standards - permanece inalterado e continuará a desempenhar a mesma função. O mesmo vale para o Integrated Reporting Framework que continuará a ser definido de acordo com os princípios, processos e práticas descritos em seu Manual de Procedimentos. O International Integrated Reporting Framework Board continuará a supervisionar a estrutura do <IR>, para recomendar, aprovar ou rever qualquer modificação ou atualização, bem como fornecer informações sobre outros materiais de orientação relacionados a relatórios integrados ou pensamento integrado.

2. Como devo me referir aos padrões SASB após a fusão? E ao Relato Integrado?
Os padrões continuam a ser chamados de padrões SASB e de International Integrated Reporting Framework (com alguns se referindo a ele como Relato Integrado para abreviar). Ambos podem ser consultados independentemente do Value Reporting Foundation. Se você deseja esclarecer a ligação entre os dois, pode dizer que os Padrões SASB são mantidos pela Value Reporting Foundation. Ou que a estrutura do <IR> é mantida pela Value Reporting Foundation.

3. Devo agora usar os padrões SASB e a estrutura <IR> juntos?
A Value Reporting Foundation ilustrará como a Estrutura do <IR> e ​​os Padrões SASB podem ser usados ​​juntos e, assim, permitir que as organizações planejem e comuniquem a criação, preservação ou declínio do valor a curto, médio e longo prazo. No entanto, cabe a cada empresa selecionar as estruturas de relatório e padrões de sustentabilidade apropriados, dependendo das necessidades do negócio e do usuário. As empresas podem optar por usar o RI e os padrões SASB juntos, ou um independentemente do outro.


Você também pode se interessar por: 3 visões sobre Relato Integrado no debate de tendências ESG

Confira as últimas notícias do Blog IBGC