Pesquisas

As pesquisas publicadas pelo IBGC originam-se da coleta e análise de dados e informações realizadas pelo Centro de Conhecimento. Abordam diferentes aspectos da Governança Corporativa e são desenvolvidas com o intuito de contribuir para a compreensão do estágio da Governança no País, possibilitando ainda inferir, em termos de práticas de Governança, a evolução de empresas, organizações e o mercado em geral.

Perfil dos Conselhos de Administração

Trata-se de estudo que apresenta informações sobre os conselhos de empresas listadas brasileiras, permitindo uma visão mais detalhada sobre tamanho, composição, independência, perfil e experiência dos profissionais que atuam nesse órgão central do sistema de governança das organizações. Os dados utilizados referem-se às informações públicas disponibilizadas pelas próprias empresas no Formulário de Referência apresentados para Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Evolução da Governança nas empresas listadas

A pesquisa centra-se na análise dos dados públicos de empresas de capital aberto, no período de 2004 a 2012, pontuadas de acordo com o Índice de Práticas de Governança Corporativa (IPGC). Os dados foram coletados a partir de documentos públicos disponibilizados pelas próprias empresas e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A análise das informações segmenta-se em quatro dimensões: transparência, conselho de administração, ética e conflito de interesses, e direitos dos acionistas.

Secretaria de Governança

Esta publicação é resultado de pesquisa da Comissão de Secretaria de Governança do IBGC, realizada dentre as Pessoas Jurídicas associadas ao IBGC, com o objetivo de obter informações sobre a existência deste órgão e as características dos profissionais que executam as funções relacionadas à Secretaria de Governança. A motivação do estudo foi conhecer os modelos de Secretaria de Governança existentes, como se posicionam na estrutura organizacional, suas atribuições e o perfil dos profissionais que atuam na área. Ano de publicação: 2012.

Remuneração dos Administradores

Desenvolvida a partir da análise dos dados sobre a remuneração da alta administração e conselho fiscal das empresas listadas em bolsa no Brasil, disponibilizados em seus Formulários de Referência. Esta pesquisa apresenta informações sobre a remuneração paga por estas empresas a seus profissionais, com o objetivo de fomentar discussões sobre o tema, bem como sobre seu alinhamento com os objetivos das organizações. 

Mulheres na Administração das Empresas Listadas

Tendo a diversidade como um de seus valores fundamentais, o IBGC desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de apresentar informações quantitativas sobre a presença de mulheres nos conselhos de administração, nas diretorias estatutárias e nos conselhos fiscais das empresas listadas em bolsa no Brasil, a partir da análise de informações públicas disponibilizadas por estas empresas à bolsa de valores e aos órgãos reguladores.

Panorama Atual da Governança no Brasil

Pesquisa desenvolvida em parceria com a Booz&Co, com o objetivo de levantar o panorama da Governança Corporativa no Brasil em relação às suas principais dimensões, à sua evolução recente e as principais oportunidades de melhoria a serem endereçadas. Foram analisadas empresas de controle nacional selecionadas entre as 500 maiores do País, por meio da coleta de informações via questionários e entrevistas.

Remuneração e Estruturas de Conselhos de Administração

Pesquisa desenvolvida em parceria com a Watson Wyatt, com o objetivo de mapear as práticas e políticas de remuneração e a estrutura dos conselhos de administração das empresas brasileiras. Foram analisados dados de uma seleção de empresas obtidos por meio de questionário e entrevistas pessoais com executivos de recursos humanos e membros de conselho de administração.