Cadernos de Governança

Os Cadernos de Governança Corporativa são contribuições, sugestões e recomendações fruto de um intenso debate e trabalho dos associados do IBGC, organizados em comissões.

O objetivo desta série é trazer ao mercado informações práticas que contribuam para o processo da Governança e auxiliem os administradores e conselheiros para um melhor desempenho das suas funções, contribuindo para aprimorar o funcionamento do mercado e gerar maior confiança dos investidores e, consequentemente, propiciar maior fluidez de recursos para as empresas.

Para conhecer o conteúdo de cada publicação da série clique nos links respectivos.

Faça o download do Aplicativo das Publicações IBGC para tablets com as versões digitais de 11 Cadernos de Governança Corporativa.

        

1 – Conselho Fiscal

Guia de Orientação para o Conselho Fiscal

Lançado em 2005 e em sua segunda edição (2007), o guia apresenta uma discussão aprofundada dos atos e fatos que constituem o fazer do conselho fiscal, dentro da específica experiência brasileira, observado o marco legal e regulatório do País.

 

2 – Recomendações Estatutárias

Manual Prático de Recomendações Estatutárias

Publicado em 2006, este manual tem o propósito de oferecer às sociedades anônimas brasileiras uma maneira simples de, voluntariamente, adotarem dispositivos estatutários alinhados com as melhores práticas de Governança Corporativa, apresentando modelos de cláusulas estatutárias das diversas matérias comumente tratadas em um estatuto social para serem utilizadas por sociedades existentes ou em constituição.

3 – Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos

Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos

Lançado em setembro de 2007, este guia tem o propósito de oferecer aos conselheiros de administração de todos os tipos de organizações – governamentais, civis, limitadas, cooperativas e sociedades anônimas brasileiras – reflexões e orientações para uma efetiva implementação de modelos de gerenciamento de riscos corporativos, contribuindo para a otimização da estrutura de Governança das organizações brasileiras. 

4 – Sustentabilidade para as Empresas

Guia de Sustentabilidade para as Empresas

O quarto caderno da série, de 2007, busca internalizar novos conceitos e ferramentas nos processos de gestão, de modo a contemplar os aspectos econômico-financeiro e socioambiental, além das diversas partes envolvidas no curto e longo prazo. Dirigido inicialmente para as empresas com fins lucrativos, o conteúdo do guia (princípios da Governança Corporativa e da sustentabilidade) também pode ser aplicado a diferentes tipos de organizações.

5 – Regimento Interno de CA

Modelo de Regimento Interno de Conselho de Administração

Lançado em 2008, o documento propõe às companhias, abertas e fechadas, um modelo de regimento para disciplinar o funcionamento de um conselho de administração. A proposta está em consonância com a regulamentação, a legislação e com o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa.

 

6 – Portal de Governança

Guia de Orientação para a Implementação de Portal de Governança

Lançado em 2008, este guia apresenta a ferramenta Portal de Governança, trazendo sua definição, objetivos, funcionalidades, público-alvo, sequência de implementação e possíveis conteúdos. O documento propõe ainda medidas de segurança e áreas candidatas à administração do Portal. 

 

7 – Comitês de Auditoria

Guia de Orientação para Melhores Práticas de Comitês de Auditoria

O guia, publicado em 2009, tem por objetivo construir um documento de referência para auxílio à instituição e funcionamento dos comitês de auditoria. O documento traz os objetivos, definições, escopo de atuação, estrutura, gestão e relacionamentos dos comitês de auditoria nas organizações.

 

8 – Assembleias de Acionistas

Caderno de Boas Práticas para Assembleias de Acionistas

Este caderno, de 2010, procura construir um documento de referência para a criação de uma cultura assemblear no Brasil, dando enfoque aos procedimentos anteriores e posteriores da realização das Assembleias, além de frisar importantes procedimentos no decurso da mesma. 

 

9 – Reuniões do CA

Caderno de Boas Práticas para Reuniões do Conselho de Administração

Publicado em 2010, este caderno trata das reuniões do Conselho de Administração sob três aspectos: "antes" (convocação, disponibilização de informações e documentos, pauta, agenda anual, etc.), "durante" (temas de discussão obrigatória, formas de abordagem, condução da reunião, dos debates, das votações, dos conflitos de interesse) e "depois" (divulgação, monitoramento e implementação de todas as decisões e recomendações aprovadas em cada reunião). 

10 – Sucessão, Avaliação e Remuneração 

Guia de Orientação para Planejamento de Sucessão, Avaliação e Remuneração de Conselho de Administração e Diretor-Presidente

Neste guia, de 2011, são apresentadas as recomendações de boas práticas em temas relevantes da gestão de pessoas sob a ótica do conselho de administração. O documento discute assuntos relevantes à gestão de pessoas nas organizações, estando dividido em três grandes temas: Planejamento de Sucessão, Avaliação e Remuneração.

 

11 – Orientação Jurídica

Guia de Orientação Jurídica de Conselheiros de Administração e Diretores

Lançado em 2012, este guia apresenta temas jurídicos relevantes de necessário conhecimento dos administradores de uma companhia. O documento reúne informações que um administrador precisa do ponto de vista legal para aceitar o cargo oferecido, assumi-lo e exercê-lo, além de expor os cuidados necessários no término de mandato e pós-mandato.

12 – Empresas de Capital Fechado

Caderno para Sociedades Limitadas e Sociedades por Ações Fechadas 

Lançado em 2014, o guia apresenta recomendações específicas e precisas para a realidade dessas organizações, evidenciando os benefícios da boa Governança. O documento abrange desde uma apresentação sobre conceitos e o sistema de Governança até indicações de como iniciar esse trajeto, além de propor recomendações práticas sobre propriedade, conflitos de interesse e mecanismos de controle.

13 – Secretaria de Governança

Boas Práticas para Secretaria de Governança

Lançada em 2015, esta publicação serve de auxílio às organizações que, independentemente de seu porte ou área de atuação, buscam diretrizes sobre as melhores práticas relacionadas à instituição e à evolução da secretaria de governança. O caderno apresenta um panorama sobre como este órgão, desde um estágio embrionário até um nível avançado de governança, pode apoiar todos os agentes no cumprimento de seus deveres e responsabilidades.

14 – Sociedades de Economia Mista

Boas Práticas de Governança Corporativa para Sociedades de Economia Mista

Este caderno, publicado em 2015, considera as especificidades de governança das sociedades de economia mista – aquelas que possuem um ente federativo como acionista controlador e, também, contam com capital privado em sua composição acionária. A publicação propõe recomendações que possibilitam a essas empresas elevar os níveis de transparência e eficiência por meio da melhoria de seus padrões de governança corporativa.

15 – Governança da Família Empresária

Governança da Família Empresária - Conceitos básicos, desafios e recomendações

Esta publicação de 2016 apresenta conceitos e recomendações para a composição de uma estrutura oportuna e eficiente de governança da família empresária. Empresas de controle familiar possuem uma série de desafios particulares, e o leitor encontra aqui uma descrição das primeiras ferramentas e orientações para ajudá-lo a superar dificuldades que possam atrapalhar o êxito das organizações em que atua.

16 – Governança Corporativa e Boas Práticas de Comunicação

Governança Corporativa e Boas Práticas de Comunicação

Produzida em 2016 e lançada em 2017, esta publicação reflete sobre a importância de as organizações manterem práticas de comunicação transparentes e fluidas entre seus agentes de governança, e também entre eles e as demais partes interessadas. O caderno oferece ao leitor recomendações objetivas e sugere caminhos para as organizações passarem a eleger a comunicação como um elemento de distinção por meio da adoção de boas práticas de governança.

17 – Orientações Jurídicas aos Adms de Instituições Financeiras

Manual de Orientações Jurídico-Regulatórias aos Administradores de Instituições Financeiras

Publicado em 2016 exclusivamente em versão digital, este caderno traz ao conhecimento do público as principais responsabilidades a que os administradores de instituições financeiras estão sujeitos. O objetivo da obra é, portanto, oferecer a esses profissionais um manual prático de orientações sobre os aspectos essenciais de natureza jurídica relacionados à sua atuação.

 

18 – Monitoramento de Desempenho Empresarial

Monitoramento de Desempenho Empresarial 

Esta obra, publicada originalmente em 2017, apresenta reflexões sobre um dos principais deveres da alta administração, que é o de monitoramento de desempenho. O caderno apresenta diversos indicadores e ferramentas de desempenho que auxiliam o monitoramento de qualquer tipo de organização em benefício da geração de valor, da busca pela multiplicação e preservação de seu patrimônio e da sua longevidade.

19 – Gerenciamento de Riscos: Evolução em Governança e Estratégia

Gerenciamento de Riscos Corporativos: Evolução em Governança e Estratégia

Este caderno, publicado em 2017, propõe-se a trazer reflexões e orientações para executivos e, sobretudo, conselheiros de administração interessados em implantar ou aprimorar o modelo de gerenciamento de riscos corporativos das organizações em que atuam, dando destaque à estrutura organizacional por meio da qual tal modelo é concebido e operacionalizado.