Livros

Com textos assinados pelo IBGC ou por autores convidados, os livros apresentam diferentes pontos de vista, consistindo em mais uma iniciativa do IBGC para a difusão de conhecimentos sobre temas da Governança Corporativa.

 Governança Corporativa e Criação de Valor

Ao longo dos últimos 20 anos, grandes e profundas mudanças ocorreram no cenário da Governança Corporativa. Para registrar e refletir sobre as evoluções e oportunidades de avanços desse período, o IBGC reuniu, nesta obra, 28 especialistas em cinco seções amplas, que avaliam o real significado da criação de valor pela Governança, as contribuições auferidas por ela, e identificam seus beneficiários diretos e indiretos. A obra aborda como a qualidade das práticas de Governança e a dimensão ética e estratégica desenvolvem e auxiliam a gestão, criando valor para a empresa e beneficiando todas as partes envolvidas.

Link para página para a compra do livro na editora.

Governança Corporativa em Saúde

Livro Governança Corporativa em Saúde - conceitos, estruturas e modelos: trata-se de uma coletânea de 17 artigos escritos por 25 especialistas nas mais diversas organizações de saúde, todos com ênfase nos aspectos práticos do debate, ainda que respaldados por base conceitual de qualidade.  

Link para página para a compra do livro na editora

O futuro da Governança Corporativa 

Esta obra busca debater as novas fronteiras da Governança Corporativa, compondo uma visão abrangente do futuro da Governança e dos desafios e propostas para seu desenvolvimento por meio de análises de 17 artigos. Em linha com o tema do 14º Congresso Internacional de Governança Corporativa, o livro retrata os obstáculos à entrada das pequenas e médias empresas no mercado de capitais e a atuação dos reguladores, conselheiros de administração, investidores institucionais e governo, além de questionar o conceito de maximização do valor para o acionista e aventar novas realidades para as organizações, com o aperfeiçoamento de instrumentos de controle, transparência e de prestação de contas. 

Link para a compra da versão impressa
Link para a compra da versão ebook 

Governança Corporativa: Discussões sobre os Conselhos em Empresas no Brasil

Os 22 artigos do livro refletem sobre o tema debatido no 13º Congresso Internacional de Governança Corporativa, “Aprofundando a discussão sobre conselhos”. O documento se propõe a estudar o papel e atuação dos conselhos de administração, fornecer subsídios teóricos, de legislação e de normas de autorregulação, além de avaliar a relação dos conselhos com outros órgãos e agentes da Governança e de seus comitês especializados. Este livro reúne múltiplos pontos de vista, apresentando artigos de especialistas, acadêmicos e conselheiros. 

Link para página para a compra do livro na editora

Governança Corporativa em Empresas Familiares

Ampliando as discussões sobre o tema do 12º Congresso Internacional de Governança Corporativa, “Governança corporativa em empresas familiares”, este livro traz a discussão da evolução desse modelo de companhia nas diversas etapas de sua existência sob o prisma da adoção de práticas de Governança Corporativa. Os capítulos abordam, do ponto de vista nacional e internacional, temas como controle, conselhos, processo sucessório, conflitos de interesses, contratação de executivos profissionais e redes de empresas. 

Link para página para a compra do livro 

 

Governança Corporativa - Internacionalização e Convergência

Em linha com a temática do 11º Congresso Internacional de Governança Corporativa, “Internacionalização e convergência”, a publicação explora as expectativas do mercado no que se refere a uma ampla revisão na regulamentação dos mercados financeiros e de capitais em todo o mundo. A partir de diferentes perspectivas, o livro revela as dificuldades enfrentadas nesse movimento pela internacionalização e convergência das práticas de Governança, além de trazer uma análise sobre quais empresas mostram-se mais suscetíveis às crises de Governança. 

Link para a página para a compra do livro

Governança Corporativa em Tempos de Crise

Aderente ao tema do 10º Congresso Brasileiro de Governança Corporativa, “Governança corporativa em tempos de crise”, o livro conduz a uma reflexão sobre os efeitos de crises econômicas e empresariais nas práticas de Governança Corporativa. São analisadas desde a Governança das empresas brasileiras, passando pelo Terceiro Setor e organizações do agronegócio, até temas como o papel dos conselhos de administração no monitoramento de riscos e do conselho fiscal, ativismo no mercado de capitais, informação contábil, remuneração e os princípios de governança sustentável.

Governança Corporativa: Estruturas de Controles Societários

Esse livro traz quatorze artigos relacionados à temática do 9º Congresso Brasileiro de Governança Corporativa, “Propriedade em evolução: novas formas de controle societário”. Aborda temas como formação de corporations, dispersão de capital, recentes mudanças de estrutura societárias, controle de subsidiárias, grupo estatal e atuação dos fundos de pensão. A obra contempla ainda doutrinas, jurisprudências, pesquisas e experiências sobre a evolução da propriedade no País, com paralelo às vivências internacionais, além das lições aprendidas em Governança Corporativa. 

Link para página para a compra do livro na editora

Governança Corporativa em Empresas de Controle Familiar

Este livro contempla o maior universo existente de empresas que é o de controle familiar. Para isso, empregou critérios bastante rígidos para chegar a uma amostra representativa e analisou de forma estruturada um conjunto de estudos de caso com 15 empresas de controle familiar listadas e até então reconhecidas na temática da Governança Corporativa no Brasil: Gerdau, Gol, Itaú, Klabin, Localiza, Marcopolo, Natura, NET, Pão de Açúcar, Randon, Sadia, Saraiva, Suzano, Ultrapar e WEG.

Link para página para a compra do livro na editora

 

Uma Década de Governança Corporativa

Este livro comemora o décimo aniversário do IBGC. A publicação traça um painel da evolução do IBGC, desde os momentos iniciais de sua fundação até os dias atuais, apresenta ainda os marcos da governança corporativa, internacionais e nacionais e casos de companhias e personalidades que vivenciam e aperfeiçoam as práticas de Governança.

Link para página para a compra do livro na editora