Estudos de Casos

Lançada durante o 9º Congresso Anual, em 2008, a série Estudos de Casos apresenta um caráter mais prático e reforça o objetivo de disseminar e compartilhar experiências de empresas em um amplo leque da Governança Corporativa.

O objetivo dos Estudos de Casos é apresentar informações que contribuam para o desenvolvimento das melhores práticas de Governança Corporativa e estimulem os administradores a adotarem iniciativas inspiradas nos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Para conhecer o conteúdo de cada publicação da série clique nos links respectivos.

1 - Visão Evolutiva do Modelo de Gestão de Riscos

Este volume aborda diferentes aspectos do gerenciamento de riscos, por meio do estudo das empresas Vale e Natura Cosméticos, ambas compartilhando as principais características de seus modelos de gestão de riscos e os desafios enfrentados.

2 - Gestão Integrada de Riscos

Esta publicação traz diferentes aspectos do gerenciamento de riscos, com base nas experiências do Banco Real e da Brasil Telecom, abordando o histórico, benefícios e desafios da gestão integrada de riscos adotada pelas companhias, além de relatar as principais características e lições aprendidas.

3 - Gestão de Riscos e Tomada de Decisão

O documento traz diferentes aspectos do gerenciamento de riscos, sob o prisma das experiências da Votorantim Celulose e Papel (VCP), abordando as mudanças organizacionais, benefícios, desafios, processo evolutivo de avaliação e as lições aprendidas.

4 - Empresas Familiares Não Listadas

Este volume aborda a experiência de implantação das boas práticas de Governança Corporativa em empresas familiares não listadas de médio porte. O estudo busca entender as motivações, dificuldades, experiências e lições aprendidas durante todo o processo de desenvolvimento da Governança. Neste volume são agrupados relatos de empresas de São Paulo: Sasazaki, Mazzaferro e Cerradinho.

5 - Casos Práticos em Planejamento de Sucessão, Avaliação e Remuneração 

Esta publicação aborda casos práticos vividos pelas empresas Natura, SulAmérica, WEG, Odebrecht, Zilor Eternir e Grupo Fleury em Planejamento de Sucessão, Avaliação e Remuneração. Para cada tema abordado, foi feito um roteiro de perguntas e colhidos depoimentos das empresas a partir de conversas com conselheiros, presidentes ou diretores-executivos. 

6 - Empresas Familiares Não Listadas - Sul 

O objetivo maior desta publicação é mostrar como foi feita a adoção e implementação da Governança Corporativa por organizações familiares não listadas, localizadas no Sul do Brasil. O caderno descreve o processo de evolução dos grupos NeoGrid e Stefani. O dcumento demonstra que, apesar dos obstáculos a serem vencidos, a adoção das boas práticas é factível e traz frutos positivos tanto para a empresa, quanto para a família.