Voltar

IBGC realiza segunda edição do curso para conselheiros com foco em sociedades de economia mista

13/03/2017
Objetivo é gerar discussões sobre o papel desempenhado pelo conselho e proporcionar melhorias à sua atuação

O IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) anuncia a abertura das inscrições para a segunda edição do Curso para Conselheiros de Administração de Sociedade de Economia Mista, que será realizado entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo (SP). O objetivo é capacitar os profissionais que já atuam ou desejam atuar em conselhos de administração de empresas estatais (sociedades de economia mista e empresas públicas), seguindo as melhores práticas de governança corporativa.

"Administradores de todos os tipos de estatal, empresas públicas ou sociedades de economia mista, podem se beneficiar com o curso, apesar de o foco estar nas de capital misto, por causa de seu maior impacto no PIB e dos conflitos adicionais resultantes da convivência entre investidores privados e o acionista controlador público”, explica Heloisa Bedicks, Superintendente Geral do IBGC. O treinamento foi desenvolvido ainda antes da Lei 13.303/2016 e foi revisado e ajustado para atender à demanda de conhecimento gerada pela chamada Lei das Estatais, que exige uma série de mecanismos de governança, incluindo requisitos mínimos para o funcionamento dos conselhos e a nomeação de administradores. “Outra exigência é de que os conselheiros se atualizem a cada ano, fazendo desse curso uma ferramenta importante para cumprimento da legislação", completa Heloisa.

O curso faz parte de um projeto internacional do Center for International Private Enterprise (CIPE), que tem como objetivos fortalecer o intercâmbio de conhecimento sobre boas práticas de governança e aumentar o apoio para sua adoção nos três maiores países do Mercosul.

Para tornar o curso viável, o IBGC firmou uma parceria com o International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, e do CIPE. O Banco Mundial foi responsável pelo treinamento dos instrutores e permitiu o uso de seu toolkit sobre boas práticas de governança em estatais durante as aulas. Já o CIPE financia parte dos custos do treinamento, tornando seu preço mais acessível aos participantes, sendo eles associados ou não ao IBGC, em função do interesse social que envolve a administração de empresas estatais. 

A primeira edição ocorreu em Florianópolis, em novembro de 2016, e contou a participação de conselheiros de diversas companhias da região Sul e de servidores públicos indicados pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.

No total, o curso tem duração de 40 horas, divididas em cinco dias de treinamento. No programa, estão previstas aulas sobre o funcionamento dos conselhos de administração, legislação em sociedades de economia mista, prevenção à corrupção e conflitos de interesse, entre outros temas.

Mais informações sobre o curso e inscrições podem ser obtidas no site do IBGC - http://www.ibgc.org.br/index.php/cursos/19864/curso-conselheiros-de-administracao-de-sociedade-de-economia-mista-2a-edicao-sao-paulo -, pelo telefone (11) 3185-4200 ou pelo e-mail secretaria@ibgc.org.br

Curso: Conselheiros de Administração de Sociedade de Economia Mista
Datas: De 20 a 24 de março, das 8h às 17h30
Local: WTC Events Center – 4º andar
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12.55

ÚLTIMAS NOTÍCIAS índice de notícias