Comitês Coordenadores dos Capítulos

Compostos por associados vinculados a uma determinada filial do Instituto, os Capítulos promovem assembleia especial de associados locais para eleição de seu Comitê Coordenador, cuja atribuição está em executar as metas e orçamentos e apresentar propostas de interesse da filial para aprovação do Conselho de Administração.

Acesse mais informações em Capítulos Regionais.

 

Coordenadores de Capítulos

Capítulo Ceará

Júlio Borges de Carvalho (coordenador-geral)

Formado em Administração pela FACED, com MBA em Gerência de Projetos pela FGV, possui as certificações CIA, CCSA, CRMA pelo IIA, e a certificação CFE pela ACFE. Com quinze anos de experiência nas áreas de governança, auditoria, riscos e compliance, atuou nas empresas de auditoria Arthur Andersen e Deloitte. Ocupou a posição de Gerente de Auditoria Interna na Holcim (Brasil) S.A. Atualmente é Diretor de Auditoria, Riscos e Compliance da M. Dias Branco S.A. (MDIA3 Novo Mercado). É membro dos Comitês Executivo, de Ética, de Gestão de Crises, e de Sustentabilidade da Companhia.

Aletéia Patrícia Pessoa Lopes

 

Henrique Lyra Maia

Henrique Lyra Maia possui graduação em administração, especialização em administração financeira e outra em gestão empresarial. É mestre em estratégia. Possui várias formações executivas no exterior entre elas Harvard e MIT. tem mais de 100 projetos na área da gestão. Leciona em MBA de Governança, Sucessão e Estratégia Empresarial. É autor do livro "De Empresa Familiar para Família Empresária". É membro do grupo iberoamericano de empresas familiares pelo Family Firm Institute nos EUA. Atua como consultor, conselheiro e coach de empresas familiares.

Paulo Siqueira

O Sr. Paulo Siqueira é sócio diretor de consultoria na KPMG em Fortaleza. Possui mais de 18 anos de experiência em auditoria, consultoria, controladoria, finanças e estratégia, assessorando empresas das áreas de indústrias, serviços, agroindústria, e energia. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, em 1995. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, em 2002. Membro do IBGC e da AMCHAM.

 

Capítulo Minas Gerais

Ênio de Melo Coradi (coordenador-geral)

Consultor em Governança Corporativa, foi reeleito para coordenar a regional mineira. Atualmente, é membro do Comitê de Auditoria do Banco Mercantil do Brasil e dos conselhos fiscais da Companhia Industrial Cataguases e Labtest Diagnóstica S/A.

Leonardo Barreto M. Messano

 

Thiago Fantini Magalhães

 


Capítulo Paraná

Carlos Alexandre Peres (coordenador-geral)

Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas com MBA em Controladoria pela USP-SP.  Líder das atividades da PricewaterhouseCoopers no Paraná e Santa Catarina. Auditor e consultor em empresas familiares e de capital aberto de médio e grande porte. Ampla experiência em projetos de aquisições e fusões e de abertura de capital. 

André Gutierrez Caldeira

 

Carlos Alberto Ercolin

 

Nelson Luiz Paula de Oliveira

Administrador formado pela FAE Business School, especialização em Finanças, Governança Corporativa e Planejamento Estratégico. É conselheiro de administração certificado pelo IBGC, sócio da Brickinvest Consultoria, Negócios e Investimentos e conselheiro na empresa Euronobre- Equipamentos Industriais. 

 

Capítulo Pernambuco

Antônio Jorge Araújo (coordenador-geral)

Arquiteto e urbanista, Araújo é sócio-fundador da AJA Consultoria em Gestão, conselheiro consultivo da CDBB (Centro de Diagnóstico Boris Berestein), assessor do Conselho de Sócios da Procenge – Tecnologia para Decisão e membro do Núcleo Local de Governança Corporativa de Pernambuco, que deu origem ao Capítulo local.

Bruno Suassuna C. Monteiro

Advogado, é especialista em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sócio-diretor da Suassuna, Guedes & Costa e Silva Advogados.

Mariana Moura Sultanum 

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela PUC-SP e Direito Empresarial pela UFPE. Sócia da Queiroz Cavalcanti Advocacia, é membro do Conselho de Administração, do Conselho de Família e do Comitê de Governança da Acumuladores Moura S/A, além de presidente do Instituto Moura Social. 

Ricardo da Silva Belo

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (Unip) e MBA pela Business School São Paulo, é sócio da Ernst & Young.


Capítulo Rio de Janeiro

João Laudo de Camargo (coordenador-geral)

Advogado pela PUC-RJ e mestre em direito comparado pela George Washington University. Atua há mais de 30 anos na área de direito empresarial. Foi Procurador do município do RJ, diretor da CVM, diretor jurídico da BNDESPAR e membro do Conselho de Administração do IBGC. Atualmente é sócio do Bocater, Camargo, Costa e Silva Advogados Associados e procurador do Estado do RJ.

Lucia Casasanta

Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula (RJ), é conselheira certificada pelo IBGC. Foi sócia em Business Process Soltuions, Auditoria e em Gestão de Riscos Corporativos da Deloitte Touche Tohmatsu e sócia - auditoria da Arthur Andersen.

Vera Lucia de Almeida Pereira Elias

 

 

Capítulo Santa Catarina

Alfredo Burghi (coordenador-geral)

Administrador de empresas, com passagens pelo Grupo Pão de Açúcar, Makro Atacadista e Eldorado Supermercados. Atualmente, é proprietário da Construreal Empreendimentos e Incorporações Ltda. 

Bruno Luís Ferrari Salmeron

Engenheiro Eletro-mecânico, graduado na Universidade de Mackenzie;administrador de Empresas, formado pela USP; pós-graduado em Engenharia Automotiva pela politécnica de Torino (Itália) e MBA cursado na INSEAD (França). Vice-Presidente do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e Diretor de Operações da Divisão Automotiva da Schulz S.A. Por mais de 30 anos teve a oportunidade de participar de projetos de plataformas mundiais do Setor Automotivo na Europa, Ásia e América do Norte, bem como atuação no mercado de reposição global.

Carlos Rocha Velloso

Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC, é Coordenador da Comissão de Governança Corporativa em Empresas Estatais do IBGC e integra a Coordenação do Capítulo Santa Catarina. Membro de Conselho de Administração de sociedade de capital aberto no Novo Mercado e de Conselho Fiscal em sociedade de capital fechado.  Diretor de Empreendedorismo da ABCO - Assoc. Brasileira de Consultores. Foi membro de Conselho de Administração e fundador e diretor do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, tendo exercido diversos cargos executivos e publicado vários artigos sobre Governança e Gestão.

Marcelo Gasparino da Silva

Advogado Especialista em Administração Tributária Empresarial pela ESAG e MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças. É Conselheiro de Administração da AES ELETROPAULO, BATTISTELLA, CEMIG, ELETROBRAS e ETERNIT, e membro suplente do Conselho Fiscal da VALE. Foi Presidente do Conselho de Administração da Usiminas, membro dos conselhos de Administração  da  Bradespar, Celesc, Tecnisa e SC Gás, além da própria Usiminas. Foi Conselheiro Fiscal da Bradespar, AES Eletropaulo, AES Tietê, Eletrobras e da Renuka Brasil. É Coordenador do Comitê Jurídico e Compliance da ETERNIT. É Presidente do Conselho Consultivo do escritório Gasparino, Sachet, Roman, Barros & Marchiori Advogados,  onde atuou como advogado até 2006. Iniciou em 2007 carreira executiva como Diretor Jurídico-Institucional da CELESC. 

 

Capítulo Rio Grande do Sul 

Leonardo Wengrover (coordenador-geral)

Engenheiro civil e especialista em Economia e Governança Corporativa, e atuou nas empresas Bank Hapoalim, Bank Leumi, Banco Finasa e Elveco Engenharia. Atualmente é sócio fundador da W Advisors Engenharia Financeira.

Claudia Tondo

Graduada em Psicologia, é especialista afiliada da Cambridge Family Business Advisors, membro do Conselho de Consultores Brasil da FBN Brasil, coordenadora do Comitê de Governança em Porto Alegre da Amcham e diretora técnica da Tondo Consultoria.

Sergio Luiz Fleck