Voltar 1 Créditos

Fórum Acadêmico l Planejamento Sucessório de Empresas Familiares - SP

   

A importância das empresas familiares no Brasil contrasta com o seu alto grau de mortalidade. Entre as dificuldades deste tipo de organização destaca-se o planejamento sucessório, processo indispensável que produz impactos na gestão, desempenho econômico e governança das empresas.

Nesse evento, serão apresentados os resultados do estudo que investigou como as empresas familiares de pequeno e médio porte planejam seus processos sucessórios sob a perspectiva do fundador. O objetivo é debater as tendências e dificuldades encontradas, a fim de apontar algumas diretrizes para melhoria deste processo nas empresas familiares.

PALESTRANTES

Juliana Richter
É executiva na Nova Terra Negócios Imobiliários. Atua em projetos de estruturação de negócios e governança proativa. Possui experiência profissional como executiva em empresas familiares há 18 anos, atuando principalmente na estruturação e viabilidade de novos negócios, planejamento estratégico, implantação de práticas de governança, gestão dos sistemas de qualidade e de tecnologia da informação. Atuou na coordenação da implantação da multinacional espanhola Comexi do Brasil (Comexi Group, S.L.), durante o período de 2003 a 2008, atuando como gestora administrativa/financeira e da direção geral. Contribuiu para fundação do projeto empreender do Sebrae em Montenegro/RS, assim como trabalhos voluntários incentivando o empreendedorismo na região. Possui mestrado profissional em gestão e negócios, com ênfase em planejamento sucessório/governança corporativa na Unisinos, com dupla titulação na Université de Poitiers, da França (2015)

Sandra Papaiz
Atualmente é sócia da Papaiz Empreendimentos Imobiliários, empresa com galpões em São Paulo e na Bahia, escritórios em São Paulo e aéreas rurais na Bahia e São Paulo. É presidente do conselho de família, que se preocupa em perpetuar a empresa familiar e busca transmitir o legado do fundador às novas gerações. E também é presidente do conselho de beneméritos da Escola Italiana Eugenio Montale (SP), conselheira da AEB - Associação do Comércio Exterior do Brasil e conselheiro do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi.  Iniciou sua carreira profissional do Grupo Papaiz na área de Comércio Exterior. Foi gerente de marketing e diretora de recursos humanos. Após 16 anos passou a dedicar-se a outras atividades, fora do Grupo Papaiz, como diretora-geral da Fundação Faculdade de Medicina da USP e secretária de desenvolvimento econômico e planejamento urbano da Prefeitura de Diadema. É formada em direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, da USP, com cursos de extensão da FGV e Insead.

COORDENAÇÃO: Alexandre Di Miceli

DATA
22 de fevereiro de 2017, quarta-feira

HORÁRIO
17h00 - Credenciamento
17h30 - Palestra e debate
19h00 - Encerramento

LOCAL
WTC Events Center - Piso M - 4º andar - Sala D (acesso pelo elevador laranja)
Avenida das Nações Unidas, 12.551 - São Paulo/SP 

INSCRIÇÃO 
Associados: IBGC: Gratuito
Não associados: R$ 148,00 (cento e quarenta e oito reais)

ESTACIONAMENTO
Por conta do participante 

Este evento confere crédito ao Programa de Educação Continuada dos Conselheiros Certificados do IBGC (1 crédito).