Voltar 1 Créditos

Palestra I O Papel do Conselho de Administração no Monitoramento Empresarial - SP

 

Inscrições Encerradas

Monitorar de maneira eficaz as atividades de uma organização requer medição mais precisa de seu desempenho na execução das estratégias estabelecidas e na obtenção dos resultados planejados, e é inerente ao dever de diligência da alta administração. 

Neste contexto, qual o papel do Conselho de Administração e das demais partes interessadas no monitoramento e na geração de valor para os acionistas?

PALESTRANTES

Cláudio Sonder
É vice-presidente executivo da Suzano Holding S.A. e vice-presidente do conselho de administração da Suzano Holding e Companhia Suzano de Papel e Celulose S.A., São Paulo, Brasil. É membro de conselho de administração e coordenador do comitê de auditoria, finanças e riscos do Grupo RBS – Zero Hora, Porto Alegre, Brasil, membro do Latin American Advisory Board da Flechter School, Boston, USA, e membro do conselho fiscal da Fundação Bienal, São Paulo, Brasil. Possui 40 anos dedicados à Indústria Química e Farmacêutica Hoechst - a nivel global - em posições de liderança dos grupos: Hoechst do Brasil de 1966-1994 (Presidente 1983-1994), Hoechst (Membro do Management Board em Frankfurt – Alemanha de 1995 – 2004), Celanese (Chairman do Management Board e CEO de 1999 – 2004) e 15 anos no Exterior – Alemanha e USA. É graduado em engenharia química e em ciências econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursou extensão universitária em Munique, na Alemanha, e em Boston, nos Estados Unidos.

Henrique Luz
Sócio da PwC Brasil,onde é líder da sua área de clientes e mercados e membro do comitê executivo de liderança desde 2001. É membro do comitê de liderança global de sua área e líder global da área de fidelização de clientes prioritários da PwC. É membro ativo da comunidade profissional, presidente do conselho de administração do IBEF, ex-presidente da ANEFAC (Associação Nacional de Executivos de Finanças), membro da comissão de estratégia do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e do Instituto dos Auditores Independentes Brasil (IBRACON) e conselheiro da Câmara Holandesa de Comércio (Dutcham). Conselheiro vitalício e ex-Presidente (2011 a 2014) do Clube de Campo de São Paulo, também é membro de vários outros conselhos, dentre eles: MAM SP, MAM Rio, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e Fundação Dorina Nowill. Anteriormente, liderou o atendimento ao segmento de varejo e produtos de consumo e ao setor de produtos industriais no Brasil e na América do Sul. Ocupou outras posições de liderança no Brasil e na América do Sul. Ingressou na PwC em 1975, no Rio de Janeiro, e foi admitido à sociedade em 1988.

Jorge Manoel
Atualmente é conselheiro consultivo da Escola Metodista de Educação Corporativa, conselheiro fiscal da United Way Brasil, membro da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF). Possui ampla e diversificada experiência nacional e internacional em assurance (auditoria, capital markets e consultoria de risco e conformidade) na PwC. Atuou como sócio da firma brasileira por 30 anos, tendo ocupado nesse período posições de liderança, contribuindo com a definição da estratégia e a gestão dos negócios. Foi o sócio coordenador da área de assurance para a América do Sul e, desde 2001, é membro do Fórum Internacional de Assurance da PwC. Foi presidente da seção do Ibracon-MG e diretor de desenvolvimento profissional do Ibracon Nacional. É certificado como conselheiro de administração e como conselheiro fiscal pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). É bacharel em ciências contábeis e em administração de empresas, com MBA em finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em conhecimento, tecnologia e inovação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em governança corporativa pela Yale School of Management nos Estados Unidos e na área tributária pela FGV-SP.

Líbano Barroso
É membro do conselho de administração da Estácio Participações S/A, companhia aberta do setor ensino, desde abril de 2016, compondo os comitês de auditoria e finanças e comitê de gente e gestão corporativa. É membro do conselho de administração da Via Varejo, companhia aberta do setor varejista, desde fevereiro de 2014, compondo os comitês de auditoria e finanças e comitê de expansão. É sócio diretor da J2L Gestão de Investimentos S/A, empresa gestora de recursos, consultoria e assessoria para fusões e aquisições, desde 2012. Foi diretor-presidente da Via Varejo nos exercícios de 2014 e 2015, e foi vice-presidente de operações do Grupo Pão de Açúcar, do mesmo setor, em 2016. Anteriormente, ocupou diversos cargos executivos. Foi diretor presidente da TAM Airlines, empresa do setor de aviação, nos exercícios de 2009 a 2012, onde estruturou a joint-venture de LAN-TAM, criando a LATAM Airlines Group, com troca de ações em bolsa, NYSE, em 2012. Criou, estruturou e liderou o IPO da Multiplus S.A., empresa de coalizão de programas de fidelização, tornando-se diretor presidente da mesma em 2010. Como vice-presidente de finanças e gestão da TAM, liderou o processo de reestruturação societária durante o IPO na Bovespa e na NYSE, respectivamente em 2005 e 2006. Também atuou na CCR - Companhia de Concessões Rodoviárias como diretor financeiro e de relações com investidores, participando dos estudos iniciais, da criação, busca de sócio estratégico e liderou o IPO, inaugurando o Novo Mercado da Bovespa, do qual foi o primeiro DRI, em 2002. É economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Finanças, pela IBMEC, e pós-graduação em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

MODERAÇÃO: Emilio Carazzai, presidente do conselho de administração do IBGC.

DATA
08 de fevereiro de 2017, quarta-feira

HORÁRIO
7h30 - Credenciamento e café da manhã
8h15 - Palestras e Debates 
10h00 - Encerramento
 
Neste evento, será lançado o caderno Monitoramento de Desempenho Empresarial que apresenta diversos indicadores e ferramentas de desempenho para auxiliar qualquer tipo de organização em benefício da geração de valor.
 

LOCAL
Sheraton São Paulo WTC Hotel - Av. das Nações Unidas, 12.551 
Ballroom 1 - Piso C, acesso feito pelo elevador amarelo.
São Paulo - SP  

INSCRIÇÃO GRATUITA
Vagas limitadas!

ESTACIONAMENTO
Por conta do participante.

Este evento confere créditos ao Programa de Educação Continuada do Programa de Certificação de Conselheiros do IBGC (1 crédito).
 
PATROCÍNIO
PwC