Conselho de Administração

Os cursos para Conselheiros de Administração visam capacitar o conselheiro para o melhor desempenho em um dos principais órgãos da Governança: o Conselho de Administração. Ao abordar temas a partir da visão e missão do CA, os programas dos cursos se destacam pela grande experiência dos instrutores e no alto nível da discussão entre participantes em sala de aula.

Cursos oferecidos:

Curso para Conselheiros de Administração

Oferecido desde 1998, este curso aprimora a atuação de conselheiros de administração e instrumentaliza executivos com sólida experiência empresarial, acionistas e herdeiros para atuarem como conselheiros e serem agentes promotores do desenvolvimento da Governança Corporativa dentro das companhias. O programa discute o papel do conselho, sua relação com a gestão e como garantir seu bom funcionamento. Oferece vivência nos principais temas que cabem à decisão e monitoramento pelo conselho de administração e prepara os participantes para a atuação colegiada do órgão. Aprofunda, ainda, os conhecimentos em Governança Corporativa e discute os desafios na adoção das boas práticas.

Carga horária: 64h

Objetivo: Dentro de uma perspectiva prática, capacitar conselheiros de administração, profissionais com sólida trajetória executiva, acionistas e herdeiros a atuarem como conselheiros e serem agentes da boa Governança Corporativa nas empresas em que atuam.

Público-Alvo: Membros de conselhos (de Administração e Consultivo), acionistas, empresários, investidores, representantes de fundos de pensão e de investimentos, executivos, herdeiros e profissionais interessados em conhecer as vantagens das boas práticas de Governança Corporativa e se qualificar como conselheiros de administração.

Avançado para Conselheiros de Administração

As crises mundiais de Governança, ocorridas após a virada do século, e a regulamentação decorrente lançaram luz sobre o papel dos conselhos de administração no mundo.

Cada vez mais se observa como intrínsecas às atividades desse colegiado, não só o fortalecimento do papel de controle do conselho, mas também a definição de assuntos estratégicos. Com isso, o nível de dedicação e preparação requerido aos conselheiros de administração tem se elevado progressivamente, tornando o processo de treinamento e educação continuada desses profissionais uma das maiores preocupações em Governança.

Com este curso, o IBGC oferece conteúdo a conselheiros que, cientes da necessidade em se manterem atualizados, buscam programas que tragam à discussão assuntos avançados do ponto de vista do conselho de administração. Para um melhor aproveitamento é requerida prévia vivência na função.

Carga horária: 16h

Objetivo: Trazer aos conselheiros de administração a discussão sobre a eficácia e efetividade de seu papel, tópicos atuais de Governança Corporativa e a abordagem de temas cuja importância mostra-se premente para os administradores das companhias brasileiras.

Público-Alvo: Membros de conselhos de administração e consultivos e executivos seniores que interagem diretamente com o conselho de administração. Estão pré-admitidos ao curso os ex-alunos do Curso para Conselheiros de Administração do IBGC e aqueles que exercem ou já exerceram cargo de conselheiro de administração. Aos demais interessados, podem ser solicitadas informações adicionais.