Introdução à Governança

Primeiro passo dentro da Governança Corporativa, o curso de Introdução à Governança fornece uma visão de toda a estrutura, funcionamento e dos principais agentes que compõem o Sistema de Governança Corporativa, destacando os benefícios de sua adoção e as ferramentas para sua implantação.

Curso oferecido:

Melhores Práticas de Governança Corporativa

Este curso traz os conceitos de Governança Corporativa e baseia-se na 5ª Edição do Código das Melhores Práticas do IBGC, cujo objetivo central é indicar caminhos e recomendar práticas para os mais variados tipos de sociedades.

Atende aos agentes interessados em conhecer as boas práticas de Governança ou aprimorar o sistema de suas organizações, por meio da definição de papéis, administração de conflitos de interesses, eficiência de controles, transparência e responsabilidade corporativa, entre outros aspectos.

Carga horária: 16h

Objetivos:

  • Apresentar as melhores práticas de Governança Corporativa e seus benefícios;
  • Discutir as principais práticas de Governança elencadas no Código do IBGC;
  • Enfatizar as alterações inseridas na 5ª edição do Código das Melhores Práticas, entre elas: divulgação da remuneração dos administradores, comitê de recursos humanos, participação em assembleias, aquisição originária, mecanismos de ampliação de controle, detalhamento da atuação do conselho de administração;
  • Discutir os principais instrumentos que auxiliam o funcionamento da Governança.

Público-alvo: Membros de conselhos (de administração, fiscal e consultivo), acionistas e cotistas, empresários, investidores, representantes de fundos de pensão e de investimentos, executivos, herdeiros, advogados e profissionais interessados em conhecer as boas práticas de Governança Corporativa e suas vantagens.

Governança Corporativa em Saúde

As mudanças do ambiente regulatório, a necessidade de permanentes investimentos para a atualização tecnológica, fusões e aquisições e a busca da eficiência e da maior geração de valor para as empresas, pressionam especialmente as organizações da área da saúde. Neste contexto, o curso busca apresentar como as boas práticas de governança corporativa contribuem com a perenidade das organizações, diante das características próprias das necessidades das empresas do segmento de saúde, independente da forma de organização da sociedade (instituições sem fins lucrativos, empresas familiares, cooperativas, sociedades anônimas ou limitadas).

Carga horária: 16h

Objetivos:

  • Discutir de que forma as melhores práticas de governança corporativa podem auxiliar as organizações da área de saúde, ao considerar as características específicas do setor;
  • Explicitar como temas específicos como estratégia, compliance e riscos são abordados dentro das organizações de saúde.

Público-Alvo: Profissionais da área de saúde interessados em conhecer as melhores práticas de governança corporativa e suas vantagens em aprimorar o sistema de suas organizações.